Brasil deverá ter corrida de veículos que utilizem energia limpa

A USP está desenvolvendo um carro movido a energia solar e pretende testá-lo em corridas no Brasil

Publicidade

SÃO PAULO – A USP (Universidade de São Paulo) pretende organizar corridas de veículos com energias limpas, a fim de desenvolver esses combustíveis, provar sua viabilidade e divulgá-los entre as pessoas.

A competição deverá reunir equipes que participam de maratonas de eficiência energética e grupos que trabalham com veículos solares.

“Para viabilizar a competição, vão ser diminuídas barreiras de entrada técnicas e financeiras, pois os grupos interessados estão sendo ensinados a fazer veículos de custo menor dos que os usados em competições internacionais”, afirma o engenheiro Vinícius Rodrigues de Moraes.

Competição na Austrália

Uma equipe da Poli (Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica) prepara um veículo movido a energia solar para participar da próxima edição da World Solar Challenge, na Austrália. O grupo também pretende se associar a outras equipes para testar o carro nas corridas que devem ser organizadas no Brasil.

“A competição australiana é a que mais atrai equipes estrangeiras, mas existe o plano de criar um circuito internacional, com a disputa australiana e as provas que são realizadas nos Estados Unidos, Japão e, a partir deste ano, na África do Sul, bem como um etapa no Brasil, a ser criada pela própria Equipe USP Solar”, afirmou Moraes.

Veículo

O veículo da USP possui 2 metros de altura e 6 de comprimento, além disso pesa 262,5 quilos, enquanto um carro de passeio tem peso em torno de uma tonelada. Com um motor elétrico de 2 hp, a velocidade máxima do carro é de 86 quilômetros por hora.

Continua depois da publicidade

O custo de produção de cada veículo deverá ser de aproximadamente US$ 10 mil, sendo que os carros produzidos no em outros países custam US$ 100 mil.