Black Friday: empresas com mais reclamações são bem avaliadas pelo consumidor, mostra ReclameAqui

Americanas, Burger King e KaBuM! estão entre as companhias com mais queixas de consumidores durante a realização do evento de compras

Mariana Zonta d'Ávila

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Americanas, Burger King e KaBuM! estão entre as empresas mais reclamadas pelos consumidores nos últimos três anos durante a Black Friday. É o que mostra um levantamento feito pelo ReclameAqui.

De acordo com o ReclameAqui, estar entre os nomes com maior número de reclamações, contudo, não significa que uma empresa é ruim. Isso porque contratempos acontecem, ainda mais em uma época com alto volume de pedidos, como a Black Friday. Por isso, o site reforça que o importante é que o consumidor tenha o seu pedido atendido e resolvido de maneira eficiente.

No ReclameAqui, as reputações são medidas com base na avaliação feita pelo consumidor após ter seu caso atendido, além de outras variáveis. A nota final é composta pelo índice de resposta (quantidade total de reclamações respondidas pela empresa) e pela média das notas dos consumidores (média aritmética das notas, de 0 a 10, concedidas pelos reclamantes após o atendimento da empresa).

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Compõem ainda a nota de reputação o índice de solução (quantidade de reclamações consideradas resolvidas pelos consumidores) e o índice de novos negócios, que diz respeito à quantidade de reclamações que os consumidores, ao finalizar a compra, informaram que voltariam a fazer negócios com a empresa.

“O volume de reclamações não impacta o resultado, afinal, pode ser que a marca tenha passado por um problema pontual, como, por exemplo, uma falha no seu site que tenha impedido os clientes de finalizarem suas compras – isso, com certeza, vai fazer com que aumente muito o número de reclamações recebidas pela empresa. Mas, no fim do dia, se o problema for resolvido e todos os clientes saírem satisfeitos com a solução oferecida, é isso que importa”, afirma o ReclameAqui.

Este ano, o grande evento do varejo que reúne milhares de promoções acontece nesta sexta-feira (26), mas há empresas que já começaram a anunciar descontos em suas lojas e plataformas online.

Continua depois da publicidade

Confira os rankings recentes de empresas com mais queixas na Black Friday, segundo o ReclameAqui:

Ranking de 2020

Ranking de 2019

Ranking de 2018

CDB com 300% do CDI? XP antecipa Black Friday com rentabilidade diferenciada para novos clientes. Clique aqui para investir agora!