Black Friday: brasileiros querem comprar moda e tecnologia e gastar até R$ 2 mil, diz Mercado Livre

Estudos divulgados pela empresa mostram também que mais de 85% pretendem parcelar suas compras, com preferência pela divisão em até 6 vezes

Lucas Sampaio

Os brasileiros querem comprar produtos de moda e de tecnologia e pretendem gastar até R$ 2 mil na Black Friday deste ano, apontam estudos divulgados pelo Mercado Livre (MELI34) nesta quarta-feira (19).  Eles mostram também que mais de 85% pretendem parcelar suas compras, com preferência pela divisão em até 6 vezes.

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As categorias de produtos com as maiores intenções de compra são moda (48%), tecnologia (44%), eletrodomésticos (30%) e beleza e cuidados pessoais (30%), de acordo com estudo do Instituto Ipsos feito para o Mercado Ads.

Enquanto moda e beleza despertam mais interesse da faixa etária entre 18 e 29 anos, a categoria tecnologia tem maior inteção de compra entre 30 e 44 anos e eletrodomésticos, uma faixa etária mais “eclética” (dos 30 aos 65 anos).

Intenção de compra declarada (por categoria):

  1. Moda: 48% (destaque na faixa etária 18-29 anos)
  2. Tecnologia: 44% (30-44 anos)
  3. Eletrodomesticos: 30% (30-65 anos)
  4. Beleza e cuidados pessoais: 30% (18-29 anos)

O levantamento mostra também que 70% dos brasileiros fizeram compras na Black Friday em 2021 (dos quais 82% declararam ter comprado produtos on-line) e que, neste ano, 94% farão pesquisas na internet e 80% pretendem adquirir produtos on-line. Ele foi feito mesclando dados coletados em julho deste ano e dados internos do Mercado Livre na Black Friday do ano passado (de 22 a 28 de novembro de 2021).

Compra de até R$ 2 mil

Outra pesquisa, feita com mais de 10,5 mil usuários do Mercado Pago entre 26 e 30 de setembro, aponta que mais de 80% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 2 mil e mais de 85% pretendem parcelar suas compras, com preferência para parcelamentos em até 6 vezes (69% do total).

Este segundo levantamento aponta que 47% vão comprar televisão ou celular e 34%, cerveja e picanha. Das pessoas que responderam a pesquisa, 43% querem uma TV entre 40 e 50 polegadas e 44% devem gastar entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil para adquirir um novo smartphone.

O estudo diz também que mais de 85% das pessoas pretendem parcelar suas compras:

Para Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago, é normal haver um maior parcelamento das compras na Back Friday. “O ticket médio é mais alto, por isso as pessoas buscam um parcelamento maior”, afirma o diretor da empresa. “Principalemente itens de maior valor agregado, TVs e celulares são produtos de um ticket médio maior”.

Cartão de crédito e Pix

Quando o assunto é a forma de pagamentos, o cartão de crédito segue na liderança (68%, contra 49% em 2021). Na sequência vem o Pix (19%, ante 12% no ano passado) e o boleto (6% ante 4,5%). Já outras formas de pagamento, como transferência bancária, respondem por 33% das intenções (contra apenas 8,5% na última Black Friday).

O Mercado Livre diz que o Pix é o “queridinho dos brasileiros” e vem ganhando relevância como forma de pagamento. “Nesse contexto de tíquete-médio mais alto e preferência por parcelamento, o Pix parcelado começa a ser considerado pelos brasileiros para as compras nesta Black Friday”, diz a empresa.

“O Pix trouxe quase 700 mil usuários para o Mercado Livre e o Mercado Pago apenas no segundo trimestre e segue tendo um papel importante também para esta Black Friday, sob ponto de vista de experiência e eficiência de consumidores e vendedores”, afirma Davanço.

A companhia, que é líder em comércio eletrônico na América Latina, projeta um crescimento de mais de 20% nas vendas na Black Friday no Brasil neste ano, na comparação com 2021. No ano passado, o crescimento foi de 11% no número de pedidos.

Lucas Sampaio

Jornalista com 12 anos de experiência nos principais grupos de comunicação do Brasil (TV Globo, Folha, Estadão e Grupo Abril), em diversas funções (editor, repórter, produtor e redator) e editorias (economia, internacional, tecnologia, política e cidades). Graduado pela UFSC com intercâmbio na Universidade Nova de Lisboa.