Black Friday 2023: confira 8 sites para comparar preços e confirmar descontos

Ferramentas podem auxiliar consumidor a não cair em ciladas, como promoções falsas

Giovanna Sutto Anna França

(Getty Images)

Nesta sexta-feira (24) será realizada a Black Friday, uma das datas mais importantes e esperadas do varejo e que representa termômetro de vendas no final de ano. Empresas como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto, Americanas, entre outras, antecipam suas promoções e oferecem descontos aos clientes.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar da empolgação, o consumidor precisa ficar atento com a chamada “maquiagem” de preços, em que os produtos são vendidos com descontos falsos ou são divulgados em supostas promoções que custam 50% do dobro.

Embora muitas pessoas já tenham alguma informação sobre esse tipo de golpe, que gerou o apelido “Black Fraude” para a data, é importante checar os sites que comparam valores e mostram os descontos verdadeiros durante o período.

Por isso, o InfoMoney fez um levantamento dos principais buscadores e agregadores de descontos que permitem confirmar se uma promoção é real, usando a base histórica de preços. As ferramentas também mostram onde estão as melhores ofertas dentre as diferentes varejistas que participam do evento.

Os serviços desses sites funcionam como uma referência para que o consumidor consiga comparar os preços e buscar a melhor oferta possível, mas é fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em um valor considerado justo, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.

“A enxurrada de ofertas supostamente imperdíveis que são colocadas à disposição do consumidor e com possibilidade de pagamento parcelado estimula o aumento exacerbado e irresponsável de compras, muitas vezes sem que sequer tenha sido feita uma avaliação mínima da capacidade financeira”, explica Bruna Garlo, advogada especialista em direito do consumidor e sócia do escritório Goulart Penteado.

“Há uma linha tênue entre o consumo e o desequilíbrio financeiro. Por isso, é importante que o consumidor faça uso das plataformas disponíveis para monitoramento de preços, mas se certificando de olhar detalhadamente todas as especificações do produto para garantir que está comparando os mesmos itens”, recomenda a especialista do Goulart Penteado.

Confira, a seguir, as plataformas para monitorar descontos nesta Black Friday:

Buscapé

Lançado em 1999, possui uma lista de ofertas em diversas categorias. Para a Black Friday deste ano, a plataforma conta com destaques de lojas parceiras e dos itens mais buscados pelos consumidores, como celulares, televisores e a ‘vedete’ do ano: o ar-condicionado.

O consumidor também pode navegar por opções como categorias, cashback, crédito, cupons e conferir também dicas de como encontrar as ofertas. Quando o cliente clicar em uma categoria como celular, por exemplo, serão mostrados os mais procurados, mas também há indicações do Buscapé. Isso porque o site além de comparar ambém testa os produtos, segundo Mauricio Cascão, presidente da Mosaico, empresa que controla outros buscadores.

Na aba “Todos os filtros”, é possível estabelecer a escolha de produtos por preços, faixas de desconto, aqueles que têm o selo Buscapé ou que entram para as melhores ofertas na Black Friday. É possível ainda estabelecer quanto de memória o telefone precisa ter, capacidade de bateria e a marca desejada.

Escolhido o produto, ao clicar, o consumidor poderá não só ver o preço e a comparação por lojas, como também ver, do lado direito, um histórico do preço do item, que permite visualizar em um gráfico a variação de preços de um produto nos últimos 40 dias ou 6 meses. Além disso, poderá acionar o botão “Quer pagar mais barato”, que avisa quando o preço do produto que ele está de olho chegar ao valor que ele quer pagar.

Além de servir como comparador de preço e um buscador de promoções, é possível utilizar o Buscapé como um intermediador de compras, já que o usuário pode adquirir produtos de diversas varejistas por meio do site ou ativar cashbacks para fazer uma compra, por exemplo.

Bondfaro

O Bondfaro também é um projeto iniciado em 1999 e, em meados de 2005, o site foi comprado pelo Buscapé e agora faz parte do grupo Mosaico. Na época, o resultado dessa fusão criou a maior empresa de pesquisa de preços da América Latina.

A plataforma também apresenta os produtos mais buscados pelos usuários e as melhores ofertas em diversas categorias, como de celulares, eletroportáteis, informática, TVs, eletrodomésticos, entre outras. Oferece também um gráfico que ajuda o consumidor com histórico de preços e suas variações.

Blackfriday.com.br

Criado pelo Busca Descontos, site brasileiro que hospeda cupons de descontos de lojas online, o Blackfriday.com.br é o site oficial do evento no Brasil e, todo ano, durante a sexta-feira de promoções, exibe um relatório com as dez melhores ofertas das maiores varejistas do país.

O site não vende produtos, apenas compila ofertas e pode ser usado para monitorar os preços do varejo nacional durante a Black Friday. Para ser informado sobre os descontos, o consumidor pode cadastrar o e-mail e receber diretamente as ofertas oferecidas pelas empresas.

Google Shopping

O Google possui uma ferramenta “Shopping”, que engloba produtos e descontos no buscador. Para conseguir comparar preços, o usuário precisa digitar o produto desejado no campo de buscas e selecionar a opção “Shopping” na barra que aparece logo abaixo.

É possível ainda refinar a busca, aplicando filtros de preço, marca, cor e outras especificidades como armazenamento interno, no caso de smartphones; ou capacidade em litros, para uma geladeira, por exemplo. Ao fazer isso, a plataforma mostra uma lista do produto em diversas lojas com os respectivos preços.

JáCotei

Também permite comparar ofertas de diferentes lojas e acompanhar a variação dos preços ao longo dos meses. Ao clicar no produto é possível ver o histórico de preços e também criar alertas para ser avisado de melhores descontos.

A ferramenta também está disponível como aplicativo e possui versões para Android e iOS.

Promobit

Traz em sua plataforma alguns destaques de produtos e descontos, com lista de categorias para o cliente escolher os itens.

Uma diferença da plataforma é que ela funciona como uma espécie de rede social, já que todas as promoções são cadastradas pelos próprios usuários, e, posteriormente, são apuradas por funcionários do site.

Além disso, o site possui uma lista de desejos que informa ao cliente quando um produto selecionado por ele fica com um preço menor, assim como os alertas em outros comparadores. A ferramenta também está disponível como aplicativo e possui versões para Android e iOS.

O site já tem uma página especialmente dedicada à Black Friday com as promoções de diversas lojas.

Zoom

O Zoom, por sua vez, é um comparador de preços que permite ao usuário buscar pelos produtos com maiores descontos e menores preços. Além disso, é possível conferir o valor histórico médio de cada produto nos últimos seis meses, para avaliar se os descontos realmente compensam.

O site já tem uma aba dedicada à Black Friday com os preços mais em conta mapeados e os maiores cashbacks. O consumidor pode se cadastrar e criar alertas de preços para qualquer produto e usar o serviço no aplicativo disponível para Android e iOS.

Vale lembrar que o Zoom adquiriu as operações da Buscapé Company, responsável pelas marcas Bondfaro e Buscapé, em 2019, mas os três buscadores funcionam de forma independente.

Shopping do Pan

Consolidados no grupo Mosaico, a empresa foi comprada pelo Banco Pan em 2021. Por isso, as ferramentas de busca e comparação de preços do Zoom, Buscapé e Bondofaro hoje também estão disponíveis para os clientes do Banco Pan, que ainda oferece cashbacks e ofertas específicas para seus clientes no seu Shopping do Pan.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.