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Um nova regra da Latam repercutiu no Linkedin e gerou revolta entre internautas, a partir da publicação de um cliente habitual da companhia aérea . É que agora apenas os passageiros que pagarem a mais para sentarem nas primeiras três fileiras do avião poderão utilizar os banheiros dianteiros das aeronaves da empresa, o que o executivo Carlos Eduardo Padula chamou de “banheiro premium” em seu post.
“A Latam Airlines acaba de reinventar o conceito de ‘premium’… para o banheiro. Como passageiro habitual e categoria Black sempre pensei que já tivesse visto de tudo no nosso mercado aéreo. […] Agora, oficialmente, os toaletes dianteiros só podem ser usados pelos “assentos mais conforto” das três primeiras filas. Ou seja: em um Airbus com quase 200 passageiros, apenas 10 ou 12 têm direito ao banheiro da frente. Os demais inclusive quem está nas fileiras 4, 5 ou 6 precisam fazer a romaria completa até o fundo do avião”, publicou o executivo em seu perfil da rede social.

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“Difícil entender a lógica. Segurança? Não. Fluxo? Menos ainda. Isso é o tipo de ideia que só nasce da cabeça de algum burocrata distante do cliente e da operação real. O resultado prático? Congestionamento no fundo da aeronave, desconforto generalizado, mais gente levantando, mais tempo de corredor, mais risco e zero benefício real ao passageiro. É o cúmulo da falta de bom senso”, continuou ele.
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A publicação teve mais de 400 curtidas e 200 comentários, gerando diversas reações negativas entre diversos usuários, enquanto alguns outros disseram não ver problema. A discussão chegou inclusive na presidente da Petrobras, Magda Chambriard:
“Bom saber. Isso significa que, se não se compra assento a tempo, é melhor viajar por outra cia”, disse ela em comentário.
Já o gerente jurídico Gilson Rosales da Matta comentou na publicação que passou pela mesma coisa em um voo da Latam e chegou a abrir uma reclamação.
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“Fiz o mesmo cálculo: um avião com quase 200 pessoas, possuindo 02 banheiros, tendo um apenas para utilização exclusiva de 04 pessoas! Isso não é normal! Isso beira a uma discriminação e a fatores históricos infelizes da história humana! Eu abri uma reclamação na mesma hora, ainda no ar!”, disse ele.
O perfil da Latam na plataforma respondeu à publicação, dizendo que a regra é para gerar “conforto e fluidez”:
“Para garantir conforto, segurança e fluidez no atendimento, o uso do banheiro localizado na primeira fileira é destinado prioritariamente aos passageiros das primeiras classes (quando aplicável) e a clientes com necessidade prioritária (gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e acompanhantes de crianças pequenas). Contamos com a sua compreensão e colaboração”, publicou a companhia em comentário.
Outros diversos usuários fizeram comentários que foram de indignação a piadas.
“Deve ter saído da Cabeça do VP de Papel Higiênico, só pode!!! Eu presenciei isso no último vôo”, disse Edson Cipriano.