Banda larga móvel mais do que dobra no Brasil em 2010

Mesmo com o patamar registrado, a maioria das conexões (87,76%) ainda é feita pela tecnologia GSM, aponta levantamento da Anatel

SÃO PAULO – O número de acessos aos terminais 3G – banda larga móvel – apresentou um expressivo crescimento de 138,08% no decorrer do ano passado.

De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgados nesta quarta-feira (19), foram mais de 20 milhões de acessos durante os 12 meses de 2010.

Mesmo com o patamar registrado, a maioria das conexões (87,76%) ainda é feita pela tecnologia GSM. A participação em acessos móveis por 3G foi de 10,16% no ano passado.

Banda larga móvel
Até o final de 2011, o número de assinaturas de banda larga móvel vai atingir a marca de 1 bilhão em todo o mundo, de acordo com estimativas da Ericsson. No ano passado, o mercado já havia ultrapassado o marco significativo de 500 milhões de assinaturas.

De acordo com comunicado divulgado na última terça, a Ericsson prevê que o maior número de assinaturas, na casa dos 400 milhões, deve se concentrar na região da Ásia-Pacífico. Em seguida, vêm a América do Norte e a Europa Ocidental, cada uma com mais de 200 milhões de assinaturas.