Publicidade
SÃO PAULO – Seguindo tendência já verificada na maioria dos países, os bancos e seguradoras presentes no Brasil apostam nos grupos de afinidade como estratégia para ganhar participação de mercado. Os chamados grupo de afinidade incluem pessoas que seguem a mesma profissão, ou possuem hobbies e religião semelhantes, como por exemplo, médicos, dentistas, evangélicos, surfistas, etc.
Do ponto de vista das instituições financeiras que apostam neste segmento, uma estratégia de marketing direcionada a estes grupos acaba aumentando o grau de fidelização entre os clientes, o que é extremamente positivo. Para o consumidor a iniciativa também é bem vinda, pois não é mais preciso ser um cliente premium para ter acesso a descontos e vantagens, basta pertencer a um destes grupos que você será tratado como cliente especial.
Médicos atraem maior interesse
Os grupos de afinidade que atraem maior interesse são exatamente aqueles de maior poder aquisitivo, que podem contratar vários serviços permitindo aos bancos e seguradoras ganharem mais com a sua fidelização. Desta forma, não é de se surpreender que o grupo de profissionais que primeiro atraiu o interesse das instituições tenha sido o dos médicos. Foram eles que há vinte anos atrás tiveram acesso a um tratamento diferenciado no Banco real, por exemplo.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
O Real manteve sua participação neste segmento, e atualmente oferece aos médicos vários serviços diferenciados, como cartões de crédito com anuidades 50% mais baratas, crédito pessoal com taxas até 25% mais baixas que aquelas oferecidas para o resto da população. Não é só na hora de levantar financiamentos que os médicos saem ganhando, o Real também cobra taxas mais baixas no fundo FaqDoutor. O fundo é um dos mais rentáveis entre os fundos DI do mercado, exatamente devido a sua baixa taxa de administração, que é de 1% ao ano.
Apostando neste tipo de estratégia o Real pretende lançar mais fundos de investimento voltados a grupos de afinidade, como militares, pequenos empresários e aposentados. A diretora do programa de afinidade do Real, Sandra Marchesi, estima que cerca de 40% dos correntistas do banco pertençam a algum dos grupos de afinidade.
Por sua vez o Unibanco aposta em financiar computadores para os médicos, as taxas são bem mais atrativas (2,9%) que para o resto da população (3,5%), e a intenção é aumentar o grupo de correntistas que fazem parte deste grupo.
Continua depois da publicidade
Previdência para evangélicos e seguros para surfistas
O crescimento da fé evangélica no país também tem atraído novos interessados no segmento. Tanto que a Canadá Life, empresa que atua no ramo de previdência privada, resolveu lançar um plano voltado a estes religiosos. A companhia tem parceria com a Federação dos Evangélicos do Brasil situada em Salvador, e já distribui seus produtos na Bahia, Brasília e, em breve, no Rio de Janeiro, sendo que na Bahia a distribuição é feita exclusivamente pelos pastores, que vendem os planos de previdência aos seus fiéis. Cada pessoa pode comprar até cinco cotas de R$ 50, sendo que a taxa de administração é de 2% ao ano e a de carregamento sobre o valor do depósito de 1,5%.
Se os evangélicos recebem descontos na hora de comprar planos de previdência, os surfistas, terror da maioria das seguradoras que evita este grupo de clientes, devem ter acesso a um novo produto que reúne previdência e seguros contra acidente pessoal. Na opinião do vice-presidente comercial e de marketing da Canadá Life, Júlio César Felipe, como os surfistas em geral são avessos a previdência a empresa pretende vender um produto completo, que englobe seguros e previdência. Da mesma forma que nos planos dos evangélicos, a seguradora pretende cobrar 2% de taxa de administração anual, mais 1,5% de taxa de carregamento por depósito.
A intenção da Canadá Life é atingir um índice de penetração semelhante ao do Real, com cerca de 40% da carteira de clientes sendo composta por pessoas que pertencem a algum tipo de grupo de afinidade.
Continua depois da publicidade
Se você é médico, advogado, militar, aposentado ou simplesmente está começando agora seu próprio negócio não deixe de checar no banco onde você tem conta quais as vantagens oferecidas aos grupos de afinidade. Afinal, não é todo dia que os bancos e seguradoras estão dispostos a oferecer descontos, e quando o assunto é o seu bolso o melhor é pesquisar as melhores ofertas.