Bancos, B3, INSS, Correios e shoppings: veja o que abre e o que fecha no Natal e Ano-Novo

Programe-se para o período das festas de final de ano

Anna França

Calendário

Publicidade

Falta muito pouco para a despedida de 2023. Em cada final de ano, a correria da população é pela resolução das últimas pendências do ano, além das celebrações com amigos e familiares. Pensando em organização, vale ficar atento ao calendário: o dia 25 de dezembro (Natal) e o 1º de janeiro (Ano-Novo) caem numa segunda-feira.

Por isso, é importante observar como será o funcionamento dos serviços como bancos, Correios, INSS, shoppings, entre outros. Saiba tudo na lista abaixo:  

Bancos

Conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020, não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional. As agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Por esse motivo, os bancos não funcionarão nos dias 25/12 (Natal) e 1/1 (Confraternização Universal), segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nos dias 26/12 e 02/01 (terça-feira), os bancos voltam a funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriados municipais. De acordo com a entidade, o último dia útil do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será no dia 28/12 (quinta-feira). No dia 29/12 (sexta-feira), não haverá expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público.

Nos feriados e fins de semana, a população pode utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Pagamento de contas

Carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. “Mesmo durante feriados, os canais digitais e os caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Continua depois da publicidade

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Bolsa

No dia 29 de janeiro (sexta-feira), as operações na bolsa terão horário reduzido e o horário de funcionamento do Sistema do Balcão da B3 será encerrado às 13h. O funcionamento só voltará ao normal em 2 de janeiro.

Rodízio

A Prefeitura de São Paulo informou que suspenderá o rodízio entre o fim de dezembro e o início de janeiro de 2024. Sendo assim, do dia 25 de dezembro até 7 de janeiro não haverá restrição de circulação, com a medida voltando a vigorar em 8 de janeiro.

INSS

No Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), como a maioria dos órgãos públicos, as agências não irão funcionar na segunda-feira, dia 25 de dezembro (Natal), e 1º de janeiro de 2024, feriado da Confraternização Universal.

Poupatempo

As unidades do Poupatempo espalhadas pelo Estado de São Paulo estarão fechadas em 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2024, mas abrem normalmente nos dias seguintes das 9h às 17h. O agendamento para ser atendido no Poupatempo deve ser feito pelos canais digitais, como o portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda através do Assistente Virtual, chamado “P”, que atende no portal e WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Detran

Durante as festas de final de ano, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) estarão fechadas nos dias 25 e em 1º de janeiro.

Correios

Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2024 não haverá atendimento nas agências dos Correios. Nos dias 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano-Novo), por serem domingos, também não haverá expediente. O atendimento será retomado, respectivamente, nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2024. Nos sábados, dias 23 e 30 de dezembro, os Correios funcionarão normalmente em todo o país somente nas agências que abrem nesse dia.

Já a Central de Atendimento dos Correios (CAC) funcionará com o efetivo reduzido nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2024. Nos demais dias, a CAC funcionará normalmente de segunda à sexta, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h, exceto domingos e feriados.

Shoppings

Embalados pela procura dos últimos presentes, os shoppings terão horários especiais, com alguns deles estendendo funcionamento no sábado (23) até as 23h. Na véspera de Natal, no dia 24, o expediente irá até as 18h e no dia 25, o funcionamento de lojas e praça de alimentação será opcional. Na terça-feira tudo voltará ao normal, mudando de novo no Ano-Novo, quando as lojas serão fechadas às 18h no dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, o funcionamento também é opcional.

Mercados municipais

Quem pretende comprar frutas, verduras e outros itens para a ceia do Réveillon, as feiras livres da capital paulista funcionarão no sábado, dia 23, assim como mercados e sacolões municipais, mas podem ter horário reduzido. No domingo estarão fechados.

SESC

As unidades do Sesc São Paulo não funcionarão nos dias 24 e 25 de dezembro nem nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2024. Para conferir os horários nas unidades da capital, interior e litoral acesse o site https://www.sescsp.org.br/horario-de-funcionamento-natal-e-ano-novo-2/

Programação de Ano-Novo

São Silvestre

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região da Avenida Paulista, a partir das 5h de sábado (30), para a realização da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre. A prova será realizada no domingo (31), com concentração entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas. A previsão é que 35 mil atletas participem da corrida.  Noventa e quatro linhas de ônibus terão alterações em seus itinerários nos entornos da Avenida Paulista e região central, por conta do evento esportivo. 

Réveillon na Paulista

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitora o trânsito nas imediações da Avenida Paulista até 1º de janeiro em razão da Festa de Réveillon na Paulista. A SPTrans informa que 41 linhas terão alterações de itinerários para as interdições viárias e trabalhos como montagem/desmontagem de palco para realização da celebração.

Anna França

Jornalista especializada em economia e finanças. Foi editora de Negócios e Legislação no DCI, subeditora de indústria na Gazeta Mercantil e repórter de finanças e agronegócios na revista Dinheiro.