Avião da Latam decola com saída de emergência ‘inoperante’

O voo partiu do Rio de Janeiro com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Uma passageira de um voo da Latam Airlines que saiu do Rio de Janeiro com destino a São Paulo na última terça-feira (7) registrou que duas saídas de emergência do meio da aeronave estavam com uma placa de “saída inoperante”.

Ana Luiza Xavier partiu do aeroporto Santos Dumont (RJ) no voo JJ3901 às 6h10 na terça-feira com destino ao aeroporto de Congonhas (SP), e, assim que entrou na aeronave, percebeu os cartazes nas saídas de emergência. “Eu, que morro de medo de avião, resolvi voar mesmo assim, mas tenho certeza que, se a palavra que estivesse no papel fosse ‘quebrada’, eu não teria voado”, publicou.

A Coordenadora de Marketing afirmou que se sentiu insegura e que registrou reclamação na companhia aérea. “Achei um absurdo o avião decolar com qualquer equipamento ou componente quebrado. Reclamei na Anac e Latam, ainda não tive retorno. Postei no Linkedin e algumas pessoas informaram que não tinha problema, pois, se na checagem de segurança, tudo estava em ordem, eles poderiam decolar”, contou ao InfoMoney.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contatada, a Latam respondeu que o voo em questão seguiu viagem, pois a quantidade de saídas de emergência operacionais na aeronave atendia aos requisitos internacionais de segurança, que preveem o número menor de passageiros no avião nestas condições. “A empresa informa que a identificação das saídas – e consequentemente o bloqueio das poltronas no entorno – se faz necessária para atender justamente as regras mundiais de segurança”, disse a companhia em comunicado.

A Anac, por sua vez, afirmou que as empresas brasileiras devem obter sua aprovação na lista de equipamentos mínimos. A agência informou que “já está apurando os procedimentos operacionais adotados para o  voo em questão. Se constatadas irregularidades, a companhia poderá ser autuada”.