Turismo

As 21 companhias aéreas mais seguras do mundo

Apesar de terem recebido avaliação máxima no quesito segurança, nenhuma companhia brasileira está na lista

SÃO PAULO – O site australiano ArlineRatings.com publicou nesta quinta-feira (3) seu ranking anual das 21 companhias aéreas mais seguras do mundo. Mantendo o padrão dos anos anteriores, nenhuma companhia brasileira está na lista e, pela quinta vez, a australiana Qantas conquista o primeiro lugar.

Apesar dos acidentes registrados em 2018, viajar de avião continua sendo uma das formas mais seguras de transporte. O ranking da ArlineRatings.com analisa mais de 400 companhias aéreas do mundo e, para o editor-chefe do site, “as 21 escolhidas são destaques no setor e estão na vanguarda da segurança, inovação e do design.”

A lista é dominada por companhias europeias e asiáticas, sem nenhuma integrante da África ou da América do Sul. Alguns dos critérios analisados pelo site são os resultados das empresas em auditorias governamentais e auditorias conduzidas por órgãos diretivos de aviação, registro de colisões e acidentes, idade da frota e lucratividade.

PUBLICIDADE

Apesar de não entrarem no ranking, as companhias brasileiras Gol, Latam, Azul e Aviança receberam 7 estrelas (nota máxima) na avaliação. Já a Norwegian, companhia aérea escandinava low-cost, que iniciará voos no Brasil em março deste ano, foi avaliada com 4 estrelas no quesito segurança.

Confira abaixo a lista das 21 companhias aéreas mais seguras do mundo:

  1. 1. Quantas. Vencedora do ranking pela quinta vez, a reputação da companhia australiana se baseia em seu registro de segurança. O motivo? Com 96 anos de idade, Qantas não sofreu um acidente fatal desde 1951.
  2. 2. Air New Zealand. Famosa por estar há 5 anos no topo da lista de “Melhor Companhia Aérea do Mundo” do AirlineRatings.com, a Air New Zealand não sofreu nenhum acidente significativo nas últimas duas décadas.
  3. 3. Alaska Airlines. Apesar do nome, a sede da companhia fica em Seattle (EUA), é um dos pilares da costa oeste do país e, em 2016, adquiriu a Virgin America por US$ 2,6 bilhões. A Alaska Airlines não sofreu nenhum acidente fatal desde 2000.

 

  1. 4. All Nippon Airways (ANA). Fundada em 1954, a marca é considerada pela AirlineRatings.com a sétima melhor companhia aérea do mundo, e não teve nenhum acidente fatal em mais de 45 anos.

 

  1. 5. American Airlines. Apesar de funcionar desde 1926, a companhia aérea se formou em 2013, após uma fusão com a US Airways. Localizada no Texas, não registrou um acidente fatal não relacionado ao terrorismo em quase duas décadas.

 

  1. 6. Austrian Airlines. Subsidiária do Grupo Lufthansa, a companhia aérea de Viena foi fundada em 1957 e não teve nenhum acidente fatal na era do jato moderno.

 

PUBLICIDADE
  1. 7. British Airways. Fundada em 1974 após fusão da British Overseas Airways Corporation e da British European Airways, a companhia não sofreu nenhum acidente fatal em três décadas.
  2. 8. Cathay Pacific. Nomeada pela AirlineRatings.com como a nona melhor companhia aérea do mundo, ela não sofreu um acidente fatal, não incluindo ataques terroristas, desde a década de 1960.

 

  1. 9. Emirates. Conhecida por seu serviço de elite, a companhia aérea sofreu apenas um acidente, de perda de casco, em 31 anos de história.

 

  1. 10. Eva Air. De Taiwan e conhecida por seus aviões com temas da Hello Kitty, a operadora tem sido considerada uma das melhores da Ásia. Não sofreu nenhum acidente grave desde sua fundação, em 1988.

 

  1. 11. Finnair. Nacional da Finlândia e com um dos melhores registros de segurança do mundo, a empresa não sofreu nenhum acidente grave desde a década de 1960.

 

  1. 12. Hawaiian Airlines. Sediada no Havaí, tem sido constantemente considerada uma das melhores dos EUA. Com frota de mais de 50 aeronaves, nunca sofreu um acidente fatal.

 

  1. 13. KLM. Fundada em 1919, é um dos nomes mais antigos do setor aéreo. Em 2004, se fundiu com a Air France, no entanto continuam operando como marcas distintas. A KLM não sofreu nenhum acidente fatal nas últimas quatro décadas.

 

  1. 14. Lufthansa. Recentemente nomeada “a melhor companhia aérea de longa distância da Europa” pelo site, a transportadora alemã não sofreu nenhum acidente fatal desde 1993.

 

  1. 15. Qatar Airways. Recentemente classificada com a quarta melhor do mundo pelo AirlineRatings.com, a companhia nunca sofreu um acidente fatal.

 

  1. 16. Scandinavian Airlines (SAS). Formada em 1046 como companhia aérea da Dinamarca, Noruega e Suécia, o mais recente acidente fatal da marca foi em 2001.

 

  1. 17. Singapore Airlines. Nomeada pela AirlineRatings.com como a melhor companhia aérea do mundo, a empresa não sofreu nenhum acidente desde 2000.

 

  1. 18. Swiss International Air Lines. Formada em 2012 a partir dos remanescentes da falida Swissair, tornou-se parte do Grupo Lufthansa da Alemanha e nunca sofreu nenhuma fatalidade.

 

  1. 19. United Airlines. Com sede em Chicago, sua atual forma surgiu da fusão das companhias aéreas United e Continental. Não sofreu nenhum acidente faltal não relacionado ao terrorismo nos últimos 20 anos.

 

  1. 20. Virgin Atlantic. A companhia britânica, que possui 49% da transportadora sob controle da Delta Air Lines, não sofreu nenhum acidente fatal em sua história.

 

  1. 21. Virgin Australia. Fundada em 1999 como uma companhia aérea de baixo custo chamada Virgin Blue, a empresa não teve nenhum acidente fatal em sua história.

Quer investir o seu dinheiro para viajar mais em 2019? Abra uma conta na XP!