Publicidade
SÃO PAULO – O site australiano ArlineRatings.com publicou nesta quinta-feira (3) seu ranking anual das 21 companhias aéreas mais seguras do mundo. Mantendo o padrão dos anos anteriores, nenhuma companhia brasileira está na lista e, pela quinta vez, a australiana Qantas conquista o primeiro lugar.
Apesar dos acidentes registrados em 2018, viajar de avião continua sendo uma das formas mais seguras de transporte. O ranking da ArlineRatings.com analisa mais de 400 companhias aéreas do mundo e, para o editor-chefe do site, “as 21 escolhidas são destaques no setor e estão na vanguarda da segurança, inovação e do design.”
A lista é dominada por companhias europeias e asiáticas, sem nenhuma integrante da África ou da América do Sul. Alguns dos critérios analisados pelo site são os resultados das empresas em auditorias governamentais e auditorias conduzidas por órgãos diretivos de aviação, registro de colisões e acidentes, idade da frota e lucratividade.
Apesar de não entrarem no ranking, as companhias brasileiras Gol, Latam, Azul e Aviança receberam 7 estrelas (nota máxima) na avaliação. Já a Norwegian, companhia aérea escandinava low-cost, que iniciará voos no Brasil em março deste ano, foi avaliada com 4 estrelas no quesito segurança.
Confira abaixo a lista das 21 companhias aéreas mais seguras do mundo:
- 1. Quantas. Vencedora do ranking pela quinta vez, a reputação da companhia australiana se baseia em seu registro de segurança. O motivo? Com 96 anos de idade, Qantas não sofreu um acidente fatal desde 1951.
- 2. Air New Zealand. Famosa por estar há 5 anos no topo da lista de “Melhor Companhia Aérea do Mundo” do AirlineRatings.com, a Air New Zealand não sofreu nenhum acidente significativo nas últimas duas décadas.
- 3. Alaska Airlines. Apesar do nome, a sede da companhia fica em Seattle (EUA), é um dos pilares da costa oeste do país e, em 2016, adquiriu a Virgin America por US$ 2,6 bilhões. A Alaska Airlines não sofreu nenhum acidente fatal desde 2000.
Continua depois da publicidade
- 4. All Nippon Airways (ANA). Fundada em 1954, a marca é considerada pela AirlineRatings.com a sétima melhor companhia aérea do mundo, e não teve nenhum acidente fatal em mais de 45 anos.
- 5. American Airlines. Apesar de funcionar desde 1926, a companhia aérea se formou em 2013, após uma fusão com a US Airways. Localizada no Texas, não registrou um acidente fatal não relacionado ao terrorismo em quase duas décadas.
- 6. Austrian Airlines. Subsidiária do Grupo Lufthansa, a companhia aérea de Viena foi fundada em 1957 e não teve nenhum acidente fatal na era do jato moderno.
Continua depois da publicidade
- 7. British Airways. Fundada em 1974 após fusão da British Overseas Airways Corporation e da British European Airways, a companhia não sofreu nenhum acidente fatal em três décadas.
- 8. Cathay Pacific. Nomeada pela AirlineRatings.com como a nona melhor companhia aérea do mundo, ela não sofreu um acidente fatal, não incluindo ataques terroristas, desde a década de 1960.
- 9. Emirates. Conhecida por seu serviço de elite, a companhia aérea sofreu apenas um acidente, de perda de casco, em 31 anos de história.
- 10. Eva Air. De Taiwan e conhecida por seus aviões com temas da Hello Kitty, a operadora tem sido considerada uma das melhores da Ásia. Não sofreu nenhum acidente grave desde sua fundação, em 1988.
Continua depois da publicidade
- 11. Finnair. Nacional da Finlândia e com um dos melhores registros de segurança do mundo, a empresa não sofreu nenhum acidente grave desde a década de 1960.
- 12. Hawaiian Airlines. Sediada no Havaí, tem sido constantemente considerada uma das melhores dos EUA. Com frota de mais de 50 aeronaves, nunca sofreu um acidente fatal.
- 13. KLM. Fundada em 1919, é um dos nomes mais antigos do setor aéreo. Em 2004, se fundiu com a Air France, no entanto continuam operando como marcas distintas. A KLM não sofreu nenhum acidente fatal nas últimas quatro décadas.
Continua depois da publicidade
- 14. Lufthansa. Recentemente nomeada “a melhor companhia aérea de longa distância da Europa” pelo site, a transportadora alemã não sofreu nenhum acidente fatal desde 1993.
- 15. Qatar Airways. Recentemente classificada com a quarta melhor do mundo pelo AirlineRatings.com, a companhia nunca sofreu um acidente fatal.
- 16. Scandinavian Airlines (SAS). Formada em 1046 como companhia aérea da Dinamarca, Noruega e Suécia, o mais recente acidente fatal da marca foi em 2001.
Continua depois da publicidade
- 17. Singapore Airlines. Nomeada pela AirlineRatings.com como a melhor companhia aérea do mundo, a empresa não sofreu nenhum acidente desde 2000.
- 18. Swiss International Air Lines. Formada em 2012 a partir dos remanescentes da falida Swissair, tornou-se parte do Grupo Lufthansa da Alemanha e nunca sofreu nenhuma fatalidade.
- 19. United Airlines. Com sede em Chicago, sua atual forma surgiu da fusão das companhias aéreas United e Continental. Não sofreu nenhum acidente faltal não relacionado ao terrorismo nos últimos 20 anos.
- 20. Virgin Atlantic. A companhia britânica, que possui 49% da transportadora sob controle da Delta Air Lines, não sofreu nenhum acidente fatal em sua história.
- 21. Virgin Australia. Fundada em 1999 como uma companhia aérea de baixo custo chamada Virgin Blue, a empresa não teve nenhum acidente fatal em sua história.
Quer investir o seu dinheiro para viajar mais em 2019? Abra uma conta na XP!