Adivinha quais são?

As 10 economias mais competitivas do mundo

Hong Kong subiu três posições movido, sobretudo, pela simplificação trabalhista e controle da inflação

SÃO PAULO – O país mais competitivo do mundo continua sendo a Suíça, segundo o Relatório Global de Competitividade 2017-2018. O país ficou no topo do ranking pelo oitavo ano consecutivo e o levantamento, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral nesta quarta-feira (27), aponta o país como uma daseconomias mais complexas do mundo, indo muito além de seu conhecido sistema financeiro.

Os suíços são referência em inovação e sofisticação, sendo aproximadamente 40% do seu PIB (Produto Interno Bruto) proveniente da produção industrial e comércio internacional. Os suíços dominam tanto pela
segurança jurídica e institucional quanto pela legislação simplificada.

Esse ano, ocupando a segunda posição, encontram-se os Estados Unidos. A maior economia do mundo é o ecossistema mais propício à inovação, tendo desenvolvido uma capacidade técnico-científica ímpar.
Singapura aparece em terceiro lugar e o país continua como maior referência nos pilares de
educação superior e treinamento e na eficiência dos mercados de bens, reflexo de sua posição
institucional e infraestrutura.

PUBLICIDADE

A Holanda e a Alemanha seguem como quarta e quinta economia mais competitiva do mundo. Ambos os países apresentam avanços na educação superior e na qualificação de mão de obra, com índices favoráveis no mercado de trabalho e retomando seus patamares tradicionais de investimento e crescimento.

Hong Kong sobe três posições movido, sobretudo, pela simplificação trabalhista e controle da inflação, além de oferecer a melhor infraestrutura do mundo e um eficiente mercado financeiro. Logo em seguida aparecem Suécia e Reino Unido, destaques pelo ponto de vista institucional e pela sofisticação de suas atividades produtivas.

O Japão aparece na nona posição com proeminência em qualidade da infraestrutura tanto física quanto digital, seguido da Finlândia. O país fecha o top 10 pelo segundo ano consecutivo ao apresentar avanços
educacionais e em qualificação tecnológica, além de reconhecida como maior referência
institucional do mundo.

Ranking das 10 economias mais competitivas do mundo em 2017-2018:

PaísPosição no ranking em 2016-2017
Suíça1
Estados Unidos3
Singapura2
Holanda4
Alemanha5
Hong Hong9
Suécia6
Reino Unido7
Japão8
Finlândia10