Apple transforma iPhone 6S em máquina de dinheiro ao não adotar padrão

Mais uma vez, o smartphone mais barato partirá com uma memória de 16 GB

Publicidade

SÃO PAULO – O iPhone 6S mais barato virá com um “problema” que o transformará em uma máquina de dinheiro para Apple. Mas não é nenhuma mudança. Na verdade, é uma “não-mudança” que está gerando alguma controvérsia no exterior por mostrar que a Apple não vai aumentar seus custos para fazer um produto que faça sentido para seus consumidores. 

Trata-se do tamanho da memória do iPhone 6S. Mais uma vez, o smartphone mais barato partirá com uma memória de 16 GB – mostram fotos vazadas pelo site 9to5Mac -, mesmo com todos os seus concorrentes adotando a memória de 32 GB, 64 GB e 128 GB como padrões da indústria. Tudo bem, isso tornará o iPhone 6S mais barato e acessível, certo? Bom, sim.

Mas o problema vem com a eficiência de memória – que foi o que fez com que quase nenhum celular “top de linha” tivesse memória de 16 GB mais. A nova câmera do iPhone de 12 megapixels e que grava 4K deverá ocupar muito mais espaço do que as anteriores – provavelmente acabando com o espaço disponível dos usuários em muito menos tempo. 

A grande maioria dos usuários mal mexe nas configurações e provavelmente vai deixar as fotos. E aí entra a máquina de engolir dinheiro: o iCloud da Apple é pago depois de um limite de 5 GB e provavelmente será muito usado pelos usuários comuns

É verdade que a Apple está interessada em aumentar a eficiência da memória, com melhorias no software que deverão fazer os aplicativos gastarem menos espaço. Mas mesmo assim, o iPhone 6S deverá inflar a receita da empresa na linha de “serviços de nuvem”.