Apple perde para a Samsung na justiça britânica

Em agosto, a Samsung foi condenada, nos Estados Unidos, a pagar indenização à Apple por quebra de patente

Publicidade

SÃO PAULO – A Apple perdeu uma apelação contra a decisão judicial do Tribunal Britânico que inocentava a Samsung de copiar o projeto do iPad. As duas empresas estão brigando por patentes, tanto para smartphones, quanto para tablets, em tribunais de diversos países.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, a corte manteve a decisão do juiz Colin Birss, que afirmou que, apesar de algumas semelhanças, o Samsung Galaxy Tablet não era “legal” o suficiente para ser confundido com o iPad, além de ser perceptível a diferença de comprimento, espessura e de desenhos na parte de trás. A determinação é válida para toda a Europa e deve proibir outras disputas legais entre as empresas na região.

A Apple ainda deverá anunciar, por pelo menos um mês, em seu site que a Samsung não copiou o design do tablet. A companhia sul-coreana informou em um comunicado que acredita que a Apple não foi a primeira a projetar tablets com o formato retangular e pontas arredondadas.

Continua depois da publicidade

Estados Unidos
Em agosto, a Samsung foi condenada, por um júri da Califórnia, a indenizar a empresa americana em US$ 1 bilhão por violar a patente do iPhone. A Samsung afirmou que “se a Apple continuar a fazer excessivos apelos judiciais em outros países, com base em tais designers genéricos, a inovação na indústria pode ser prejudicada e a escolha do consumidor será limitada indevidamente”.

A Apple não foi encontrada para comentar sobre o assunto.