Apple lança novo iPhone 11, Apple Watch e mais; Arcade e Apple TV+ já têm preço no Brasil

No Steve Jobs Theater, a Apple realiza um evento para anunciar seus novos produtos, serviços e mais

Paula Zogbi

iPhone 11 Pro (Divulgação/Apple)

Publicidade

SÃO PAULO – “Sempre acreditamos que ao dar às pessoas ferramentas maravilhosas, elas poderiam fazer coisas maravilhosas” foi a primeira fala de Tim Cook na apresentação do maior evento da Apple no ano. Dessa vez, foram apresentados três novos iPhones, um novo Apple Watch, um novo iPad e detalhes dos serviços de vídeo e games por assinatura Apple TV+ e Arcade. 

iPhone 11

O astro da apresentação é sempre o novo iPhone. Dessa vez, a Apple apresentou o iPhone 11, o iPhone 11 Pro e o iPhone 11 Pro Max. O primeiro é um modelo com duas câmeras traseiras, acabamento em 6 cores e design em alumínio e vidro. A tela Retina tem 6,1 polegadas. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os alto-falantes, em parceria com a Dolby, prometem experiência melhor em “modo teatro”. 

As lentes traseiras são wide e ultra-wide, ambas com sensores de 12 MP. Isso permite fotos de paisagens e de locais pequenos com maior campo de visão. O software da câmera foi melhorado com mapeamento de cores, modo retrato mais preciso e possibilidades de edição.

O modo noturno, que reduz o granulado das fotos quando há pouca luminosidade, agora é ativado automaticamente pela tecnologia da câmera.

Continua depois da publicidade

Vídeos em 4K também estão disponíveis, em 60 fps. Diferentemente dos modelos antigos, é preciso apenas segurar o botão de fotografia para mudar para o modo vídeo. A câmera dianteira também tem 12 MP e grava em 4K, mas em 30 fps, e ganha um inédito modo slow motion. 

Em desempenho, o novo iPhone vem com processador A13 Bionic, nova geração do chip interno da fabricante. A promessa é de ser o mais rápido existente em um smartphone.

O desbloqueio é feito por Face ID (reconhecimento facial) – não há, como nas versões do último ano, botão ou leitor de impressão digital. 

A autonomia da bateria foi aumentada em 1 hora com relação ao iPhone XR, que já era a melhor para a família iPhone. O aparelho é resistente a água (por até 30 minutos) e poeira e aceita carregamento sem fio. 

O preço do iPhone 11 será de US$ 699 nos EUA. O pré-lançamento, quando as pessoas já podem encomendar o aparelho, é nesta sexta-feira. As lojas receberão os aparelhos no dia 20 de setembro.  

O iOS 13, já apresentado em outro evento, será disponibilizado no sia 30 de setembro. 

iPhone 11 Pro e Pro Max

O iPhone 11 Pro é o primeiro com a nomenclatura “Pro”. Ele traz três câmeras na parte traseira, é feito de stainless steel e vidro, com textura mate e acabamentos em novas cores: midnight green, space grey, silver e um novo tom do chamado “gold”. 

Os tamanhos disponíveis são 5,8 e 6,5 polegadas. A tela tem 458 pixel por polegada e foi chamada de Super Retina XDR. Os aparelhos virão de fábrica com carregador rápido e são resistentes a água e poeira. 

O processador também vem com A13 Bionic, mas com melhorias otimizadas por um trabalho de machine learning e 8,5 bilhões de transistores. Aceleradores de desempenho inéditos prometem um desempenho 6 vezes mais rápido, possibilitando 1 trilhão de operações por segundo.

A empresa disse que o iPhone 11 Pro tem a melhor plataforma de machine learning já disponibilizada em um smartphone. A bateria deve durar 5 horas a mais que o iPhone XS. 

As câmeras são wide, telephoto e ultra-wide, todas com sensor de 12 MP. Elas são utilizadas simultaneamente para melhorar a qualidade das fotografias – é possível criar três fotografias com um único clique, por exemplo. O zoom óptico é de 4x. O modo noturno melhorado está presente para melhorar imagens em ambientes com baixa luminosidade. 

A atualização de software, que será liberada no outono do hemisfério norte, trará o modo Deep Fusion, que tira 4 fotos, cada uma com uma exposição diferente, para selecionar, pixel por pixel, e melhorar o nível de detalhes da imagem. 

Para vídeo, todas as 3 câmeras filmam em 4k e é possível mudar de lente durante a filmagem, com os efeitos de transição suavizados pelo software do aparelho. Será disponibilizada uma loja de aplicativos desenvolvidos especificamente para a câmera do iPhone 11 Pro para aumentar as possibilidades do aparelho. Um deles, o Filmic, foi apresentado no evento. 

Quer ter dinheiro para comprar as melhores tecnologias? Invista. Abra uma conta gratuita na XP. 

O desbloqueio é feito por Face ID (reconhecimento facial) – não há, como nas versões do último ano, botão ou leitor de impressão digital. 

O iPhone 11 Pro custa US$ 999 e o iPhone 11 Pro sai por US$ 1.099. O pré-lançamento é nesta sexta-feira e os aparelhos começam a ser entregues no dia 20 de setembro. Haverá descontos para quem levar aparelhos antigos pelo Apple trade-in. Por esse programa, o iPhone 11 Pro começa em 699.

Arcade

O serviço de assinatura para games no mobile dá acesso a diversos games para iPhone, iPad e Apple TV. O ícone aparecerá na parte inferior da tela inicial da App Store.

No evento, a empresa apresentou alguns dos parceiros que terão jogos liberados com exclusividade para assinantes do Arcade. Konami, Capcom e Annapurna estão entre eles, cada um com um game exclusivo. 

O Arcade estará oficialmente disponível em 19 de setembro em 150 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. O valor por aqui é R$ 9,90 para a assinatura familiar. Será possível testar por um mês sem custos. 

Apple TV+

O segundo lançamento do dia foi o Apple TV+. Cook falou pessoalmente sobre parte do conteúdo original anunciado, incluindo um novo trailer, do filme See, dos mesmos produtores da trilogia O Planeta dos Macacos e do diretor de Jogos Vorazes.

O Apple TV+ estreia oficialmente em 1º de novembro em mais de 100 países, incluindo o Brasil. Por aqui, o valor é R$ 9,90 ao mês no plano familiar. Todos os meses serão lançadas novas séries ou filmes. 

Todos os clientes que adquirirem um iPhone, iPad ou Mac ganharão um ano de assinatura do Apple TV+ gratuitamente. 

iPad

A empresa lançou o iPad de sétima geração para substituir o modelo de 9,7 polegadas, o mais vendido entre novos clientes. A tela é Retina de 10,2 polegadas e 3,5 milhões de pixels. A promessa é que a performance seja 2x mais rápida. 

O gadget, feito 100% de alumínio reciclado, vem com conector para teclado, integração com o Apple Pencil, possibilidade de uso de vários apps ao mesmo tempo no modo multitasking e um design renovado. O sistema tem um teclado flutuante, o que melhora a experiência de navegação em múltiplos apps ao mesmo tempo, e traz novas formas de utilizar a Apple Pen. 

O preço inicial nos EUA é US$ 329. A pré venda está disponível a partir de hoje no país, com entregas no final deste mês.

Apple Watch Series 5

O relógio inteligente da Apple vem sendo usado para pesquisas na área de saúde, como o Apple Heart Study. No evento, a empresa anunciou pesquisas nas áreas de saúde auditiva; de saúde da mulher, a partir dos ciclos menstruais; e um novo estudo relacionado a batimentos cardíacos e movimentos. Todos os estudos são feitos em parcerias com universidades e os usuários do Watch podem baixar o app Studies e fornecer seus dados para ajudar – se quiserem. 

O novo Apple Watch Series 5 chega com uma nova tela sempre ligada (não precisa do movimento do pulso para acender). O display tem uma tecnologia de temperatura chamada LTPO que, segundo a empresa, melhora a autonomia da bateria. A promessa é que a bateria dure o dia inteiro mesmo com a tela sempre ligada. 

Outra ferramenta inclusa no novo modelo é uma função de localização incluindo bússola, mapas e até mapeamento do céu na localização atual do usuário. 

Em segurança, todos os modelos cellular (que têm linha de telefone própria) têm habilitadas ligações de emergência internacionais, que funcionam inclusive em viagens para fora do país. 

O modelo Stainless Steel é feito 100% de material reciclado e há duas novidade em acabamento: o modelo de titânio, em preto, e o de cerâmica, em branco. As parcerias com a Nike e com a Hermés ganharam novas pulseiras e Watch Faces.

Os preços da versão GPS começam em US$ 399. A versão Cellular começa em US$ 499. O lançamento é 20 de setembro. 

O Series 3, lançado em 2017, não foi descontinuado e ganhou um novo preço oficial de venda: US$ 199. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney