Apple faz atualização para ampliar segurança do iPhone e dificultar ‘vida do ladrão’

"Proteção de Dispositivo Roubado" foi reajustada, com a inserção de mais componentes

Maria Luiza Dourado

(Reprodução Apple)

Publicidade

A Apple disponibilizou recentemente uma nova atualização de segurança para os usuários de iPhone. Trata-se da “Proteção de Dispositivo Roubado”, que promete dificultar a vida dos ladrões de celulares.

Ao ativar a função, o celular passa a reconhecer quando uma localidade é estranha e requerer o desbloqueio por face, chamado de “Face ID”, ou por digital, no caso dos iPhones mais antigos, chamada de “Touch ID”, quando o usuário for utilizar ou alterar configurações sensíveis do aparelho, como senhas e dados de cartões, a conta Apple vinculada ao celular – a Apple ID -, ou desativar a proteção.

Entre as ações consideradas mais sensíveis pela fabricante estão:

Planilha Gratuita

O seu bolso vai agradecer

Organize a sua vida financeira com a planilha de gastos do InfoMoney; download liberado

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra barreira adicionada quando o celular estiver em um local desconhecido é o “Atraso de Segurança”. Com a ferramenta ativada, para realizar mudanças nas configurações sensíveis do aparelho quando o mesmo estiver em um local desconhecido, o usuário terá que passar a biometria, rosto (Face ID) ou digital (Touch ID), uma segunda vez, uma hora após a primeira solicitação.

Quando o iPhone estiver em um local conhecido, as etapas adicionais de verificação não serão requisitadas pelo aparelho. A Apple informa que “lugares conhecidos” geralmente incluem a casa, trabalho e alguns outros locais onde o usuário usa seu iPhone com certa frequência.

Como faço para ativar a proteção?

O primeiro passo para ativar a Proteção de Dispositivo Roubado é estar com o dispositivo atualizado, na versão mais recente do iOS, o software dos aparelhos Apple. No caso, é a versão 17.3.

Continua depois da publicidade

Depois você deverá:

  1. Acessar Ajustes e toque em “Face ID e Código”
  2. Inserir o código de acesso do dispositivo
  3. Tocar para ativar ou desativar a “Proteção de Dispositivo Roubado”

 A Apple relembra que, para o novo recurso funcionar, o usuário do iPhone tem que usar a autenticação de dois fatores do ID Apple e configurar ou ativar o seguinte no iPhone: o código acesso do dispositivoFace ID ou Touch IDBuscar; e Locais Importantes* (Serviços de Localização). 

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.