Apple é absolvida em processo de US$ 1 bilhão movido por clientes de iPods

As atualizações que foram feitas no iTunes 7.0, que introduziu o sistema de proteção, representam uma "melhoria genuína de produto" e não uma forma da empresa impedir que seus usuários comprassem músicas em outras lojas virtuais

Bloomberg

Publicidade

SÃO PAULO – A Apple foi absolvida em uma ação judicial avaliada em US$ 1 bilhão movida por parte dos clientes do iPod, que acusaram a gigante de tecnologia de estabelecer restrições na biblioteca do iTunes para conter o crescimento das lojas virtuais de música concorrentes.

As atualizações que foram feitas no iTunes 7.0, que introduziu o sistema de proteção, representam uma “melhoria genuína de produto” e não uma forma da empresa impedir que seus usuários comprassem músicas em outras lojas virtuais, determinou o júri em Oakland, do Tribunal Federal da Califórnia.

Desta maneira, ficou decidido que a empresa não poderia ser responsabilizada por frustrar a concorrência, mesmo se os ajustes prejudicassem as rivais. O veredicto aconteceu após um julgamento, no qual foram apresentados e-mails de Steve Jobs e um depoimento gravado pelo cofundador da Apple seis meses antes de sua morte.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os advogados dos clientes argumentaram que Jobs e outros executivos da Apple aceitaram adotar medidas para bloquear o software criado por um concorrente, que era compatível ao iPod.