Apple anuncia iPhone como “maquininha” de cartão para empresas do Brasil; veja como funciona

Comerciantes poderão aceitar Apple Pay, crédito e débito por aproximação e carteiras digitais usando o iPhone e o app do parceiro para iOS

Equipe InfoMoney

(Reprodução/Apple)

Publicidade

A Apple anunciou nesta terça-feira (19) que empresas no Brasil podem aceitar pagamentos por aproximação usando o recurso “Tap to Pay” direto no iPhone.

“O novo recurso permitirá que comerciantes, de pequenas empresas e grandes varejistas, aceitem o Apple Pay, cartões de crédito e débito por aproximação e outras carteiras digitais usando apenas o iPhone e o app do parceiro para iOS, sem a necessidade de equipamentos ou terminais de pagamento adicionais”, explica a americana em comunicado.

A Apple afirma que o “Tap to Pay” no iPhone está disponível para plataformas de pagamento e desenvolvedores de apps no Brasil para integrá-lo a seus apps para iOS e oferecer a opção de pagamento para seus clientes empresariais.

Continua depois da publicidade

A primeira parceira confirmada é a CloudWalk, instituição de pagamento com aval do Banco Central, que vai ofertar para seus clientes empresariais brasileiros. Neste caso, o recurso já está liberado para os clientes da fintech, que é dona da rede de maquininhas InfinitePay.

Além disso, outras plataformas de pagamento, incluindo Granito, Nubank, Stone e SumUp, também devem ofertar a novidade em breve.

O ‘Tap to Pay’ no iPhone já funciona em empresas do mundo inteiro e de todos os portes — de autônomos a grandes varejistas. “Estamos empolgados em trazer uma solução de pagamento fácil, segura e privada para os comerciantes brasileiros”, afirmou Jennifer Bailey, vice-presidente da Apple Pay and Apple Wallet em comunicado.

Continua depois da publicidade

“O Brasil é uma nação de muito empreendedorismo, e agora as empresas terão a possibilidade de aceitar pagamentos por aproximação em todos os locais de operação”, complementa a executiva.

(Reprodução/Apple)

Como funciona?

Os comerciantes podem aceitar pagamentos por aproximação por meio de um app no iPhone X ou posterior com a versão mais recente do iOS.

Ao finalizar o pagamento, o comerciante só precisa pedir ao cliente que aproxime seu iPhone ou Apple Watch do iPhone do comerciante para pagar com Apple Pay, cartão de débito ou crédito por aproximação ou outra carteira digital, e o pagamento será realizado. Os pagamentos vão funcionar com as principais bandeiras que operam por aqui, incluindo American Express, Mastercard e Visa.

Continua depois da publicidade

Nenhum equipamento adicional é necessário para aceitar pagamentos por aproximação com o “Tap to Pay” no iPhone.

Segundo a Apple, com o novo recurso no iPhone, os dados de pagamento dos clientes são protegidos pela mesma tecnologia que torna o Apple Pay privado e seguro — as transações são criptografadas e a Apple não sabe o que está sendo comprado nem por quem.

Em seu comunicado, a Apple diz que está colaborando com as principais plataformas de pagamento e desenvolvedores de apps no setor de pagamentos e comércio para oferecer o “Tap to Pay” no iPhone no Brasil.

Continua depois da publicidade