Publicidade
SÃO PAULO – A Apple foi processada pelo menos duas vezes após admitir, na semana passada, que diminui propositalmente o desempenho de iPhones antigos. Primeiro, um consumidor processou a empresa individualmente na Califórnia. Posteriormente, foi aberta uma ação coletiva por clientes de Illinois, Ohio, Carolina do Norte e Indiana. As informações são dos portais Business Insider e Chicago Sun Times.
No dia 20, a empresa publicou um comunicado admitindo que a atualização de software poderia causar lentidão de forma a evitar que as baterias desses dispositivos fossem consumidas muito rapidamente. Isso foi uma confirmação parcial da suspeita de muitos usuários ao redor do mundo.
Recentemente, os iPhones 6, 6s, SE e 7 receberam atualizações para o iOS 11 – disponível de fábrica para os iPhones 8 e X. Foi a essas atualizações que a Apple se referiu em seu comunicado da última quarta-feira.
A ação coletiva em questão, entretanto, contém reclamações de usuários dos iPhones 5 a 7. Os clientes se dizem lesados pela “obrigação” de comprar aparelhos novos forçadamente. Um advogado disse que a empresa violou a lealdade dos clientes.
Embora a Apple não tenha se posicionado sobre o assunto, é possível prever que irá se defender afirmando que a diminuição da velocidade tem a intenção de aumentar a vida útil do aparelho ao evitar o desgaste rápido da bateria.