Aplicativos como Spotify, Pinterest e outros não estão abrindo no iOS

Usuários afirmam que Spotify, Nubank, Pinterest e outros estão fechando imediatamente após o clique em aparelhos da Apple

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Usuários de aplicativos como Spotify, Pinterest, Nubank, Deezer, Waze, Tinder entre outros estão alegando dificuldades nesta sexta-feira (10) ao acessar os respectivos apps em smartphones e tablets com sistema operacional iOS, usado em aparelhos da Apple.

Segundo os relatos, compartilhados via Twitter, ao clicar, o app fecha imediatamente não possibilitando ação alguma, seja ouvir e baixar músicas, compartilhar fotos ou pagar contas e fazer transferências. A reportagem também fez testes em diferentes smartphones e confirmou  o problema.

O InfoMoney entrou em contato com as empresas para entender o que está acontecendo.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A assessoria do Spotify confirmou a instabilidade e está avaliando o ocorrido. O Nubank enviou uma nota e afirmou que o problema foi resolvido.

“Na manhã de hoje, diversos aplicativos no Brasil e no mundo enfrentaram o mesmo problema técnico, que já foi solucionado. Lamentamos qualquer inconveniente e garantimos que nenhum cliente será prejudicado. Pedimos aos clientes que tentem acessar o app novamente ao longo do dia. Se precisarem de suporte, estamos à disposição pelos canais de atendimento”, diz a empresa.

O problema estava ligado ao login feito nos aplicativos com o uso do Facebook. De fato, a rede social reconheceu em sua plataforma de desenvolvedores que seu software estava causando problemas nesta manhã.

Continua depois da publicidade

“Estamos cientes e investigando um aumento de erros no SDK [nome do software] do iOS, o que está travando o funcionamento de alguns aplicativos”, disse a empresa.

Ao InfoMoney o Facebook confirmou o problema. “Hoje cedo, uma alteração de código provocou falhas em alguns aplicativos iOS usando o SDK do Facebook. Identificamos o problema rapidamente e o resolvemos. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa em nota.

Ao site The Verge, o desenvolvedor de aplicativos Guilherme Rambo explicou que o Facebook incentiva as empresas a integrarem esse software em seus serviços de login. “A rede social oferece dados valiosos coletados com o SDK, como o comportamento dos usuários nos apps e consumo de publicidade”, diz.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, o SDK é oferecido como uma conveniência para desenvolvedores e equipes de marketing das empresas, e também pode ser usado para rastrear as conversões de anúncios exibidos no Facebook.

Dados do site Downdetector, que coleta registros de reclamações sobre indisponibilidade de serviços digitais, mostra que houve um pico de reclamações das empresas citadas por volta de 9h desta sexta-feira.

Veja:

Publicidade

Esse vídeo compartilhado no Twitter mostra o que acontece ao clicar em alguns apps:

Veja mais relatos: 

https://twitter.com/Thallys_Morais/status/1281559094680326144

https://twitter.com/theyellow_boy/status/1281559036803129345

https://twitter.com/Deisinha_deh/status/1281558980310040583

https://twitter.com/highxcastle/status/1281558998802735105

https://twitter.com/peterxbucky/status/1281565647709888517

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.