Aplicativo sul-africano calcula “quantas vacas vale uma mulher” e dá preço em dólar

Para fazer o “cálculo”, o aplicativo se baseia na idade, altura, peso e, acredite se quiser, no tamanho da cintura da mulher – além de pedir que você classifique o quão atraente é em uma escala de “nem um pouco” até “muito gostosa”

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Já parou para se perguntar quantas vacas vale uma mulher? A proposta de um novo aplicativo sul africano é exatamente responder a essa pergunta um tanto espinhosa, conta o portal CNBC. O aplicativo ainda dá o preço das vacas em dólar, euro ou libras esterlinas. 

Na África do Sul o dote do casamento geralmente é pago em vacas pela família do noivo, costume ainda comum em algumas culturas da região. Chamado “Lobola Calculator” – “lobola” significa exatamente “dote” ou “preço da noiva” –, o aplicativo calcula o dote da mulher em número de vacas e também informa a média para cada província sul africana, por incrível que pareça.

Para fazer o “cálculo”, o aplicativo se baseia na idade, altura, peso e, acredite se quiser, no tamanho da cintura da mulher – além de pedir que você classifique o quão atraente é a mulher. A escala vai de “nem um pouco” até “muito gostosa”. Também pergunta sobre suas qualificações educacionais e se você está ou não empregada, se já foi casada ou se tem filhos.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O desenvolvedor do aplicativo Robert Matsaneng descreveu-o como “ótimo para ter uma ideia de preço se você planeja pedir alguém em casamento em breve, ótimo para ‘quebrar o gelo’ em um encontro e também para rir com os amigos”. Disponível para aparelhos Android – inclusive no Brasil -, o aplicativo também determinará o “lobola” de um homem.

Infelizmente, um analista congratulou o Lobola como “inovador e relevante” e uma “divertida instrução” para homens sul africanos que pretendem se casar. E não somente isso, alguns feedbacks ainda pediam fatores adicionais para o cálculo, como se a mulher pode cozinhar, buscar água, o quanto ela ganha, se é uma princesa ou plebeia, a etnia, quantos filhos possui e se ainda é virgem ou não. No Twitter, alguns nativos já compartilharam seu “lobola” usando a hashtag #lobolacalculator e, felizmente, nem todos acharam graça no aplicativo.