Publicidade
SÃO PAULO – Na próxima segunda-feira (2), começa a ser realizada a inspeção ambiental veicular, obrigatória para os automóveis e motocicletas cadastrados na cidade de São Paulo, e que foram produzidos entre 2003 e 2008.
Entretanto, segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, até as 18h30 da última quinta-feira (29), apenas 4,4% dos proprietários que têm veículos com placa final 1 realizaram o agendamento do serviço.
Isso significa que apenas 10.003 agendamentos do ciclo otto foram realizados, de um universo total de 227 mil veículos que integram o primeiro grupo que passará pelo serviço. Desse montante, 150 mil são de quatro rodas e 77 mil de duas.
Quem não fizer a inspeção?
Os donos de carros e motos da capital paulista, fabricados entre 2003 e 2008 e movidos a gasolina, álcool e gás, que não realizarem a inspeção terão de pagar multa, e o licenciamento será bloqueado.
Com o bloqueio, não é possível transferir ou vender o veículo enquanto a pendência não for resolvida. Além disso, o proprietário estará sujeito à multa de R$ 550, se for flagrado por fiscalização de trânsito.
Neste etapa, os proprietários têm prazo de 90 dias antes da data limite do licenciamento para fazer a inspeção em um dos centros da Controlar, empresa que realiza o serviço para a Prefeitura.
Continua depois da publicidade
Fique atento à data para o agendamento!
Desde o último dia 5 de janeiro, os motoristas cujos veículos têm placa final 1 podem fazer o agendamento do serviço.
Já os demais veículos poderão começar a agendar, de acordo com a tabela abaixo:
| Placa final | Agendam a partir de |
| 1 | Janeiro |
| 2 | Fevereiro |
| 3 | Março |
| 4 | Abril |
| 5 e 6 | Maio |
| 7 | Junho |
| 8 | Julho |
| 9 | Agosto |
| 0 | Setembro |
Essa divisão de datas tem o objetivo de evitar o congestionamento tanto no momento de marcar uma data, quanto para a inspeção.
Continua depois da publicidade
Como o serviço é agendado, evite marcar a inspeção na última hora, pois pode não haver vaga e não conseguirá realizá-la.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro