Anvisa aprova critérios para uso e comercialização de remédios à base de maconha

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a empresa responsável pelo pedido foi a GWPharma, que pretende comercializar um medicamento composto pelo cababidiol e tetrahidrocanabiol (THC)
Pé de maconha
Pé de maconha

Publicidade

SÃO PAULO – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta terça-feira (22) os critérios para registro, venda e uso de medicamentos à base de substâncias da maconha no Brasil. Com a aprovação dos critérios, as chances de que o registro do medicamento seja aprovado ficam maiores.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a empresa responsável pelo pedido foi a GWPharma, que pretende comercializar um medicamento composto pelo cababidiol e tetrahidrocanabiol (THC), ambos princípios encontrados na maconha, e usado no tratamento de esclerose múltipla.

Esse deve ser o primeiro medicamento à base de maconha a chegar nas farmácias brasileiras, mas, enquanto em outros países ele se chama Sativex, no Brasil ele deve ser vendido sob o nome Mevatyl.

Os critérios aprovados vão permitir que a Agência autorize a comercialização de medicamentos à base de maconha, contanto que contenham uma concentração de no máximo 30mg/ml de canadibiol e THC.

Outra medida definida também nesta terça-feira visa simplificar a importação dos produtos à base de canabidiol no país. Entre eles estão óleos e cápsulas à base de canabidiol.