Aneel autoriza reajuste de 14,29% nas tarifas da Eletropaulo

Confira também a data prevista para o reajuste das tarifas de energia elétrica de sua concessionária

Publicidade

SÃO PAULO – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou nesta quarta-feira o reajuste de 14,29% das tarifas da Eletropaulo. A concessionária, que atende mais de 24 municípios na região metropolitana de São Paulo, é responsável pelo fornecimento de energia elétrica para mais de 4,7 milhões de pessoas.

Com a privatização das distribuidoras de energia, o governo federal instituiu uma revisão anual de tarifas, como forma de garantir às empresas o equilíbrio entre seus custos e receitas. Além disto, também permite que parte dos ganhos de eficiência seja apropriada pelas concessionárias, estimulando-as a melhorarem seu serviço.

Reajuste deverá ter impacto de 0,168 p.p. no IPCA

O aumento das tarifas da Eletropaulo deverá ter um impacto de 0,168 ponto percentual no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice usado para a fixação das metas de inflação do governo. O reajuste supera a inflação de 9,48% medida pelo IGP-M nos últimos 12 meses, contudo a revisão das tarifas também contempla o repasse dos chamados custos não-gerenciáveis, como as despesas com combustíveis, transmissão e fiscalização.

Em 2001, o aumento da tarifa da Eletropaulo foi de 16,61%, sendo que desde 1995, as taxas cobradas pela empresa já acumulam um aumento de 94,73%.

Confira abaixo, quando deve ocorrer o reajuste de tarifas das próximas concessionárias:





























































Concessionária Estado Data
Eletropaulo SP 04/jul
CELESC SC 07/ago
CELPA PA 07/ago
CEB DF 26/ago
ELEKTRO SP 27/ago
CEPISA PI 28/ago
CEMAR MA 28/ago
CHESF GO 12/set
CELG GO 12/set
Bandeirante SP 23/out
Light RJ 07/nov
ELETRONORTE DF 30/nov
CESP SP 15/dez
CERJ RJ 31/dez

Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica

Tópicos relacionados