Aneel anuncia ajuste de tarifa de energia para Cemig, CPFL, Enersul e Cemat

Maior reajuste proposto ficou com a Enersul (28,55%), seguido da Cemig (27,49%), Cemat (24,99%) e CPFL (18,77%)

Publicidade

SÃO PAULO – Os brasileiros que moram em Minas Gerais, interior de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem se preparar para um aumento da conta de luz entre 18,77% e 28,55% neste ano.

Pelo menos, é isto que sugerem as propostas anunciadas nesta segunda-feira, dia 17, pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para as concessionárias de energia destas regiões. O maior aumento foi concedido para a Enersul (MS), com um aumento proposto de 28,55%, em seguida ficou a Cemig (MG), com um aumento sugerido de 27,49%. Finalmente, os reajustes propostos para a Cemat (MT) e a CPFL (interior de SP) foram de, respectivamente, 24,99% e 18,77%.

Parte dos repasses acontecerá entre 2004 a 2007

Os reajustes anunciados pela Aneel fazem parte da revisão tarifária proposta, que acontece a cada quatro anos e que buscam repor os aumentos nos custos operacionais das empresas, assim como repassar aos consumidores algum ganho de produtividade que as empresas possam ter alcançado.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

No caso da Enersul, por exemplo, o aumento proposto ficou em linha com aquele que teria sido sugerido caso este ano a empresa não tivesse direito a uma revisão tarifária em 2003, ou seja, 28,55%. Entretanto, como o estudo da Aneel sugere um reajuste de 42,64%, o restante do reajuste (14,09%) será repassado entre os anos 2004 e 2007.

CPFL teve maior fator X

Além das propostas de reajuste, a Aneel também divulgou o fator X de cada uma das quatro concessionárias. O fator X funciona como um fator redutor sobre a variação da inflação medida pelo IGP-M que é usada no reajuste das tarifas de energia. Quanto menor o ganho de produtividade da empresa no período, maior será seu fator X e, conseqüentemente, menor o reajuste de tarifa proposto.

Dentre as quatro empresas para as quais a Aneel anunciou a revisão tarifária a CPFL foi a que obteve o maior fator X, de 2,56%, e, conseqüentemente, o menor reajuste proposto. Em seguida ficou a Cemat (2,40%) e a Enersul (2,39%), com a Cemig registrando o menor fator X, de 1,02%. A Aneel também informou que ao fator X de cada empresa poderá ser adicionado um ponto percentual, que será determinado com base em questionário junto aos consumidores de cada uma das empresas.

Continua depois da publicidade

Reajuste final sai até 8 de abril

Os percentuais propostos pela Aneel e as notas de revisão devem ficar disponíveis no site da Aneel até o dia 24/02. Com base em audiências públicas realizadas na capital das regiões em que atuam estas concessionárias, a Aneel deverá publicar até o dia 8 de abril o reajuste final que será aplicado.

De acordo com informações da Aneel, a audiência publica da Cemat serão realizadas deve acontecer dia 26/02 em Cuiabá (MT), seguida da audiência da Enersul, que ocorre no dia seguinte em campo Grande (MS). Finalmente, as audiências da Cemig e da CPFL devem ocorrer nos dias 6 e 7 de março, em Belo Horizonte (MG) e Campinas (interior de SP).

As audiências da Cemat e da Enersul serão nos próximos dias 26 e 27, em Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), respectivamente. Na Cemig, a audiência será em Belo Horizonte (MG), no dia 6 de março e, na CPFL, no dia seguinte, 7 de março, em Campinas (SP).