Gadgets

Android 4.1 lança Google Now para concorrer com o Siri, da Apple

A interface de voz do Google Now também pode ser usada para ditar uma mensagem de e-mail ou de texto

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O Android 4.1 lançou o assistente de voz Google Now para concorrer com o Siri, da Apple. De acordo com publicação do site Ars Technica, o aplicativo foi construído no sistema de voz oferecido pelo Google nas versões anteriores do Android.

A ferramenta inclui suporte para consultas em linguagem natural e um modo passivo que permite mostrar informações relevantes por meio do sistema de notificação do Android.

A interface do controle de voz do Google Now funciona muito parecida com o Siri, da Apple – o software registra e interpreta a voz do usuário, analisando frases completas de fala natural. Ele responde falando de volta para o usuário e exibindo informações relevantes.

PUBLICIDADE

Mensagem de texto e e-mail
A interface de voz também permite que usuário utilize o sistema para ditar uma mensagem de e-mail ou de texto, realizar pesquisas no google, tocar uma música, obter condições climáticas entre outras funcionalidades.

O leque de comandos e consultas é comparável ao do Siri. Já o modo de informação passiva utiliza uma grande variedade de dados, incluindo a localização do usuário, horário e consultas de pesquisa, a fim de fornecer informações úteis sobre uma base de preferência.

Quando o usuário tem uma reunião, por exemplo, o Google Now pode oferecer direções para o local e uma estimativa de quanto tempo vai demorar para chegar lá em condições de tráfego atuais.

O site Ars Technica realizou um teste com os sistemas Google Now e Siri onde foram realizadas 29 perguntas. O Siri encontrou respostas para 20 perguntas enquanto que o Google Now encontrou 17.