Anac estende operação especial de fim de ano até sexta-feira

A operação deveria terminar no dia 3, mas foi ampliada, devido ao fluxo de passageiros que voltam das festas de fim de ano

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SÃO PAULO – A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estendeu a operação especial de fim de ano até sexta-feira (7), nos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (SP) e Brasília (DF).

Os cinco aeroportos, juntos, representam quase 50% do movimento de passageiros no Brasil, atingindo 70 milhões de pessoas, e aproximadamente 95% das aeronaves das principais companhias aéreas passam por pelo menos um desses aeroportos todos os dias.

A operação começou dia 17 de dezembro do ano passado e deveria terminar na segunda-feira (3), mas foi estendida, devido ao grande fluxo de passageiros retornando das festas de fim de ano.

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Dezembro
Em dezembro do ano passado, foram realizadas 80.400 decolagens de voos domésticos e internacionais, o que representa um aumento de 12,3 mil voos em relação a dezembro de 2009.

No entanto, os atrasos mantiveram-se praticamente estáveis, já que o índice de atrasos acima de 30 minutos evoluiu de 18,2% em 2009 para 21,1% em dezembro de 2010. Já os atrasos acima de 60 minutos ficaram em 8% no mês passado e o índice de cancelamentos, em 5%.

A expectativa é de que cerca de 14 milhões de pessoas tenham embarcado e dezembarcado nos aeroportos brasileiros em dezembro do ano passado, 1,5 milhão a mais que no mesmo mês de 2009.

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Direitos
Em casos de atraso, cancelamento ou preterição, os passageiros têm direito a telefone ou internet disponível, alimentação adequada ao tempo de espera (no caso de atrasos acima de 2 horas) e acomodação em local adequado ou hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação (em caso de atrasos acima de 4 horas).

O passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de 4 horas têm direito a reembolso integral do valor do bilhete, na mesma forma de pagamento. Além disso, as companhias devem informar os direitos dos passageiros e motivos de atraso, cancelamento ou preterição, inclusive por escrito.

De acordo com a Anac, a assistência ao passageiro deve ser prestada pela companhia aérea mesmo quando os atrasos e cancelamentos sejam causados por questões meteorológicas.

Se não receberem o atendimento devido, os passageiros podem registrar manifestações na Anac, 24 horas por dia, no telefone 0800 725 4445 ou no site www.anac.gov.br.