Amazon Prime Day: evento com descontos que podem passar de 60% acontece entre 21 e 22 de junho

Hoje a plataforma da Amazon conta com 40 milhões de produtos em mais de 30 categorias para consumidores brasileiros

Giovanna Sutto

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SÃO PAULO – A Amazon anunciou nesta quarta-feira (2) que o Prime Day acontecerá entre os dias 21 e 22 de junho. Serão milhares de produtos com promoções que podem passar dos 60% para os clientes membros do serviço Prime, que chegou ao país em setembro de 2019.

O Prime é uma assinatura, concorrente da Netflix, GloboPlay, entre outros, que custa R$ 9,90 por mês e oferece frete grátis e acesso a filmes e séries, mas também à música, livros e jogos, entre outros benefícios. Além disso, os clientes contam com entregas em dois dias para produtos elegíveis. Vale lembrar, no entanto, que os clientes Prime já encontram descontos a partir de hoje no site da Amazon – embora, os maiores descontos serão divulgados nas datas do evento.

Esta é a sexta edição no mundo, e a segunda no Brasil. Em 2020, devido à pandemia, o evento foi promovido em outubro, mais próximo à Black Friday. Neste ano, acontece já neste primeiro semestre.

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“O Prime Day é o grande evento do ano para a Amazon. A Black Friday é importante, mas o mercado todo participa. Para o Prime Day estamos trabalhando para conseguir descontos ótimos durante todas as 48 horas de evento”, afirmou Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil, em evento a jornalistas.

Segundo o executivo, hoje a plataforma da Amazon conta com 40 milhões de produtos em mais de 30 categorias para consumidores brasileiros.

“O evento é exclusivo para clientes prime, mas convidamos outros usuários a experimentarem o serviço Prime por 30 dias grátis de teste e aproveitarem os descontos. Para cancelar a assinatura não há custos. Nossa barreira de entrada é muito baixa, por R$ 9,90 você tem acesso a serviços de streaming, frete grátis, Amazon Music e outros produtos”, acrescentou Mariana Roth, líder de Prime para o Brasil, que também participou do anúncio.

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Prime Day no Brasil

Ano passado, o movimento aconteceu no Brasil após consecutivas investidas para fortalecer a infraestrutura logística no mercado brasileiro e agilizar as entregas. No mundo, o prime possui cerca de 200 milhões de assinantes, a empresa não revelou os clientes do Brasil.

Mazini ressaltou que para o Prime Day deste ano haverá um forte reforço de logística para dar conta das entregas e dos prazos prometidos ao consumidor. “Teremos um pico de acesso no site nos dias do evento, e estamos reforçando nossas operações de entrega bem como a infraestrutura do site para não ficarmos fora do ar”, disse.

Inclusive, a gigante de comércio eletrônico anunciou em novembro mais três centros logísticos (CDs), chegando a oito no país, como parte dos esforços para atender à crescente demanda.

Depois, em dezembro, a empresa anunciou a chegada do Fulfillment By Amazon (FBA), ou Logística da Amazon. Na prática, a varejista americana começou a centralizar em seus próprios centros de distribuição o armazenamento, empacotamento e envio ao consumidor final dos produtos de parceiros de venda no marketplace (saiba mais aqui).

Ainda mais recentemente, em 13 de maio, a empresa inaugurou o novo CD alcançando nove no país. Os CDs ficam em São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Mudança no comportamento do consumidor

Mazini destacou que a empresa observou a mudança de comportamento de seus clientes nas compras durante 2020 devido à pandemia. “Com as pessoas em casa vimos um aumento significativo no consumo de streaming totalmente desproporcional ao que tínhamos antes. As pessoas foram trocando hábitos em compras também. Aumento grande nas vendas de alimentos, bebidas, produtos de limpeza, itens de dia a dia”, afirmou o executivo.

Além disso, Mariana ressaltou que entre os itens mais vendidos na Amazon em 2020 estão: o EchoDots, smart lâmpada da Positivo, e caneta marca texto. Os executivos não compartilharam nenhum número.

“A expectativa, no entanto, é superar o Prime do Day do ano passado, que nas primeiras 24 horas vendeu mais do que a na Black Friday de 2019”, disse Mariana.

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Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.