Turismo

AirFrance e KLM anunciam novos voos Brasil-Europa com menor tempo de viagem e parceria com a Gol

Operações vai partir da cidade brasileira mais próxima ao continente europeu; voos das companhias entre Brasil e Europa somam 42

Por  Júlia Miozzo

SÃO PAULO – O grupo Air France-KLM anunciou nesta segunda-feira (25), em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, um novo hub aéreo no Brasil que será operado em parceria com a Gol.

Localizado em Fortaleza, ele atenderá os passageiros das regiões Norte e Nordeste com voos diretos para Paris e Amsterdã operados pela Air France e KLM. Esta é a primeira vez que ambas as companhias do grupo europeu lançam, ao mesmo tempo, uma nova rota no Brasil, que parte da cidade brasileira mais próxima do continente europeu.

Os voos com destino a Paris serão operados duas vezes por semana, nas sextas-feiras e domingos, com a aeronave A340, que conta com 278 assentos; a nova companhia da Air France, Joon, será fretada para operar a rota. Já no caso da rota para Amsterdã, os voos serão realizados às segundas e quartas-feiras e aos sábados, com um A330, que possui 268 assentos.

Ambos os voos devem durar cerca de nove horas partindo de Fortaleza; partindo de São Paulo e Rio de Janeiro, os voos para os destinos duram cerca de 11 horas.
A Gol fica responsável pela operação de conexões entre as cidades de Belém, Recife, Natal, Salvador e e Manaus até Fortaleza. A promessa da empresa é de que o tempo de conexão entre os voos será inferior a uma hora, um dos menores do mundo quando se trata de conexões entre voos domésticos e internacionais. Serão realizados check-in e despacho de bagagem únicos a partir dessas cidades, o que até então não era possível.

O presidente geral da Air France-KLM no Brasil, Jean-Marc Pouchol comentou em coletiva que o novo hub vai totalizar a operação de 42 voos semanais entre o Brasil e Europa por ambas as companhias. O valor do investimento no hub não foi divulgado.

As operações da nova rota internacional começam em maio de 2018 e, em 30 dias, as vendas dos voos já devem ser iniciadas.

Além de atender as regiões Norte e Nordeste do Brasil, a parceria pode ser atraente até para os paulistas, que poderão voar para Fortaleza através do aeroporto de Congonhas com a Gol e, a partir da cidade, voar para a Europa com a Air France-KLM.

Para a Gol, a parceria representa um crescimento de 35% da malha de Fortaleza da aérea. O grupo europeu prevê um crescimento de 16% com as novas operações.

Compartilhe