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SÃO PAULO – O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) concluiu os estudos sobre os dispositivos automotivos air bag e freio ABS e publicou, nesta terça-feira (7), as resoluções 311 e 312, que regulamentam os itens.
Em março deste ano, foi sancionada a Lei 11.910, a qual torna obrigatório o Air Bag. Segundo o texto, o órgão deveria regulamentar os aspectos técnicos e o cronograma de implantação do produto.
Air bag
Segundo a resolução 311, o item será obrigatório na frente do condutor e do passageiro dianteiro em todos os veículos de transporte de passageiros com até nove lugares (incluindo o motorista) e em todos os veículos de transporte de cargas que tenham massa máxima superior a 3,5 toneladas.
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A implantação do air bag será gradativa, com início no dia 1º de janeiro de 2010, sendo que, em 2014, toda a frota já sairá de fábrica com o equipamento. Acompanhe o cronograma:
| Novos projetos de automóveis e veículos deles derivados, nacionais ou importados | |
| Data de implantação | Percentual de produção |
| 1 de janeiro de 2011 | 10% |
| 1 de janeiro de 2012 | 30% |
| 1 de janeiro de 2013 | 100% |
| Automóveis e veículos deles derivados em produção, nacionais ou importados | |
| Data de implantação | Percentual de produção |
| 1 de janeiro de 2010 | 8% |
| 1 de janeiro de 2011 | 15% |
| 1 de janeiro de 2012 | 30% |
| 1 de janeiro de 2013 | 60% |
| 1 de janeiro de 2014 | 100% |
Fonte: Denatran
Freio ABS
Já segundo a resolução 312, o sistema de antitravamento de rodas (freio ABS) será obrigatório em veículos novos, nacionais e importados, das categorias:
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- M1 (veículo para transporte de passageiros com menos de oito assentos);
- M2 (veículo para transporte de passageiros com mais de oito assentos e massa inferior a 5 toneladas);
- M3 (veículo para transporte de passageiros com mais de oito assentos e massa superior a 5 toneladas);
- N1 (veículo para transporte de cargas e massa inferior a 3,5 toneladas);
- N2 (veículo para transporte de cargas e massa entre 3,5 e 12 toneladas);
- N3 (veículo para transporte de cargas e massa superior a 12 toneladas);
- O (reboques e semirreboques).
Segundo o cronograma definido pelo Contran, a obrigatoriedade do freio ABS também será implantada progressivamente, começando em 2010 e findando em 2014, conforme a tabela abaixo:
| Veículos das categorias M1 e N1 | |
| Data da implantação | Percentual de produção |
| 1 de janeiro de 2010 | 8% |
| 1 de janeiro de 2011 | 15% |
| 1 de janeiro de 2012 | 30% |
| 1 de janeiro de 2013 | 60% |
| 1 de janeiro de 2014 | 100% |
| Veículos das categorias M2, M3, N2, N3 e O | |
| Data de implantação | Percentual de produção |
| 1 de janeiro de 2013 | 40% |
| 1 de janeiro de 2014 | 100% |
Fonte: Denatran