Publicidade
São Paulo e Rio de Janeiro devem receber em breve uma estrutura chamada de vertiportos, que funcionam como aeroportos de “carros voadores”.
Longe do ideal carro voador de cinema, esses equipamentos são aeronaves elétricas com decolagem e pouso na vertical. A PAX Aeroportos em parceria com a UrbanV vão desenvolver dois vertiportos no Campo de Marte, em São Paulo, e em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
A expectativa é de que os dois aeroportos se tornem futuros hubs para a Mobilidade Aérea Avançada (Advanced Air Mobility – AAM).
Continua depois da publicidade
Para o Campo de Marte, por exemplo, o objetivo é torná-lo um ponto central na cidade, garantindo conexões com locais de alta demanda, como os principais aeroportos internacionais, a região da Faria Lima, Alphaville, Campinas e Baixada Santista.
Além disso, a empresa visa criar, em cooperação com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), um sandbox regulatório no espaço para explorar novas redes de AAM escaláveis e integradas no país. Vale lembrar que os “carros voadores”, ou eVTOLs, são uma nova proposta para realizar viagens mais curtas em tempo recorde com mais sustentabilidade.
Jacarepaguá tem posição interessante no Rio de Janeiro, oferecendo um ponto de acesso estratégico para a zona oeste da cidade e viabilizando futuras conexões com a Zona Sul, Niterói e os principais aeroportos da cidade.
