Acidentes de trânsito vitimaram mais de 180 mil crianças, entre 2000 e 2007

No primeiro ano, 8,2% das crianças eram vitimas fatais, no último percentual era de 5,6%. No total, 8.029 vieram a óbito

Publicidade

SÃO PAULO – Estudo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) revelou que, entre os anos 2000 e 2007, considerando os acidentes de trânsito onde foi possível identificar a idade das vítimas, mais de 180 mil eram crianças.

Desse total, 8.029 morreram. No primeiro ano, as crianças de 0 a 12 anos representavam 8,2% das vítimas fatais no trânsito. Já em 2004, esse índice caiu para 4,9%, sendo que, em 2007, voltou a subir e ficou em 5,6%.

Números estaduais

O Departamento ainda realizou um levantamento nos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) de 13 estados brasileiros.

Os dados destacam que, em 2007, 10.501 crianças ficaram feridas em acidentes de trânsito e outras 400 foram vítimas fatais.

Entre os estados pesquisados, o destaque ficou com Goiás, que registrou o maior número de mortes (67).

Já os dados coletados sobre o ano de 2008 apontam que, entre janeiro e julho, 183 crianças foram vítimas no trânsito, sendo que o Pará foi o estado com maior quantidade de óbitos (34).

Continua depois da publicidade

Campanhas

Com o objetivo de chamar a atenção de mães, pais e responsáveis sobre os cuidados a serem observados com a segurança das crianças, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) elegeu como tema da Semana Nacional de Trânsito e das campanhas realizadas neste ano “A Criança no Trânsito”.

Já o Denatran lançou, no último dia 12, a campanha “Ajude a salvar nossas crianças. Cuide delas no trânsito”, que será veiculada até novembro. A campanha possui material para TV, spots de rádio, outdoors, busdoors, folders e cartazes.

Para conhecer os vídeos da iniciativa, basta acessar www.denatran.gov.br. Já o material impresso será encaminhado aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e às Secretarias de Educação.

Continua depois da publicidade

Regulamentação do transporte de crianças

Vale lembrar que, em junho de 2008, o Contran regulamentou o transporte em veículos de crianças com até 10 anos de idade, por meio da resolução 277/08.

O conselho definiu que, a partir do dia 9 de junho de 2010, crianças de até um ano deverão ser transportadas no equipamento denominado “conversível” ou “bebê conforto”. Já as crianças com idade entre um e quatro anos deverão estar em cadeirinhas, enquanto as de quatro a sete anos e seis meses, em assentos de elevação.

A legislação atual já exige que as crianças menores de 10 anos sejam transportadas no banco traseiro dos veículos, utilizando cinto de segurança ou equipamento de retenção.

Continua depois da publicidade

Quem transportar crianças em desacordo com as normas estará cometendo infração gravíssima e sujeito à multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.