Abasteceu com etanol? Saiba quais cuidados tomar nos dias mais frios

Realizar a manutenção preventiva das velas e manter o reservatório de partida a frio abastecido pode amenizar alguns problemas

Fabiana Pimentel

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SÃO PAULO – O inverno ainda não começou, mas já é possível perceber que o clima já mudou e com as temperaturas mais baixas, os veículos abastecidos com etanol acabam sofrendo mais na hora da partida.

Um dos componentes do veículo que merece atenção especial nessa época é o conjunto de velas.

Segundo a fabricante de velas NGK, é importante uma análise das velas, anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados, aquilo que ocorrer primeiro. Para obter melhor orientação sobre o veículo, o motorista deve consultar o Manual do Proprietário do Veículo que vai orientá-lo quanto ao modelo ideal a ser instalado no automóvel em questão e o período de troca, lembrando que em alguns manuais há a recomendação para que em veículos utilizados em condições adversas como trânsito intenso, que deve antecipar o plano de manutenção pela metade.

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De acordo com a NGK, as velas com vida útil ultrapassada, ou excesso de desgaste, podem diminuir o desempenho do veículo dificultando a partida após um longo período desligado como, por exemplo, da noite para o dia. “O motor movido a etanol pode apresentar problemas em dias frios porque esse combustível exige temperaturas elevadas para mudar seu estado físico e provocar o funcionamento do motor, ao contrário da gasolina que evapora rapidamente”, explica o técnico da Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori.

Um dos erros mais cometidos pelos motoristas neste momento, é a insistência para ligar o motor, que pode ocasionar o encharcamento das velas, causando um transtorno maior ainda para o motorista.

Atento às dificuldades
Caso surja a dificuldade de ligar o veículo nos dias mais frios, é importante aguardar, com o carro desligado, até que o combustível evapore por completo. Esse tempo varia de carro para carro e pode levar até 30 minutos.

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Segundo Mori, todo veículo flex possui um sistema paralelo que injeta pequenas quantidades de gasolina no motor para facilitar a partida. “Para isso, é necessário manter sempre o reservatório de gasolina abastecido com gasolina nova e de boa qualidade”, alerta.

Mesmo que o reservatório de partida a frio ainda tenha combustível, é importante trocá-lo a cada 90 dias.

Abastecimento
Nos veículos Flex, outra situação em que o motorista deve ter atenção é no caso de alteração total do combustível.

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Se o veículo estiver abastecido com gasolina e for realizada a troca para etanol, ou de etanol para gasolina, o ideal é que o condutor dirija o veículo de 8 a 15km antes de manter o motor desligado por um longo período. Com isto, o sistema de controle do motor reconhecerá o novo combustível presente no tanque e reprogramará a estratégia de funcionamento do motor, inclusive durante a partida a frio.