Abandonada pela TAM, Star Alliance lança moderno terminal em Londres

Novo terminal do aeroporto de Heathrow fica pronto no dia 23 de junho

Publicidade

LONDRES – No final de março, as companhias aéreas TAM e US Airways anunciaram o fim da parceria com a rede Star Alliance.Porém, a decisão pode se mostrar custosa, já que a Star Alliance está preparando um terminal no aeroporto de Heathrow, em Londres, praticamente exclusivo – o que lhe dá uma boa vantagem competitiva no princopal aeroporto mundial.

O novo Terminal 2, também conhecido como The Queen’s Terminal (O Terminal da Rainha, em inglês), será aberto oficialmente no dia 23 de junho e irá abrigar as 23 empresas parceiras, incluindo, a partir de julho, a Avianca, que cobre a linha aérea Bogotá-Londres, e as empresas Aer Lingus, Virgin Atlantic Little Red e Germanwings.

Com isso, a Avianca se torna a única companhia da América Latina a participar do grupo de elite da aviação. O CEO da Star Alliance, Mark Schuwab, afirma que a empresa está em processo de negociação com outra companhia brasileira – rumores indicam que possa ser a Azul. “O Brasil é importante, pois representa 40% do tráfego aéreo da América Latina”, explica.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Além do novo terminal contar com tecnologia de ponta e um gerenciamento que visa diminuir o tempo gasto com check-in e conexões de vôos, ele também é estratégico para a Star Alliance, já que a empresa não tem parceria com nenhuma companhia aérea britânica. Vale lembrar que, por ano, passam em torno de 68 milhões de pessoas no Heathrow, com uma média de vôos decolando ou pousando a cada 45 segundos.

O terminal, que foi construído em 1955, foi desenvolvido para suportar 1,2 milhão de passageiros por ano. No entanto, quando fechou para as reformas, em 2008, ele era frequentado por 8 milhões de pessoas.

Entre as novidades do Terminal da Rainha estão a redução de 40,5% na emissão de CO2, estrutura que utiliza ao máximo a iluminação e ventilação natural, serviços gratuitos, como massagem, antes do embarque, área de check-in sem empresa específica, que permite ao passageiro fazer o check-in sem precisar pegar fila na companhia aérea, 330 vôos para 55 destinos por dia e estrutura que pode ser aumentada ao longo dos anos. O terminal tem capacidade para receber 20 milhões de pessoas por ano.

Continua depois da publicidade

Brasil
O novo terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que será inaugurado no dia 11 de maio também segue essa ideia de “terminal exclusivo”. Ele irá receber 24 companhias, sendo 8 da Star Alliance (TAP, Lufthansa, United Airlines, Turkish Airlines, Swiss, South African Airways, Air China e Singapore Airlines), que terão um único lounge para receber os passageiros da primeira classe e business class.