Publicidade
SÃO PAULO – Diante de novos modelos com tecnologia de ponta sendo lançados a cada mês, a troca de celular se tornou um hábito. No entanto, muito mais do que se preocupar com o novo aparelho, é preciso atenção redobrada quanto ao celular antigo. O que fazer, por exemplo, com a bateria?
Baterias não devem ser jogadas no lixo nem serem largadas em casa, já que são formadas por cádmio, chumbo e mercúrio, metais pesados e que causam grande impacto ambiental e para a saúde das pessoas.
Coleta obrigatória
Desde 1999, quando foi aprovada a resolução nº 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, todos os fabricantes, importadores, redes autorizadas, assistências técnicas e comerciantes de bateria foram obrigados a coletar, transportar e armazenar o material.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Enquanto os fabricantes e importadores são responsáveis pela reciclagem, as lojas e assistências técnicas devem recolher as baterias. Por isto, logo que for comprar um celular e quiser se desfazer do antigo, já deixe-o na loja.
A resolução ainda determina que os consumidores podem levar as baterias diretamente aos fabricantes.
Cuidado com a falsificação
Mas a primeira recomendação dada pelas empresas, além de entregar no lugar apropriado a bateria, é que as pessoas usem o aparelho da maneira indicada pelo fabricante, o que diminuirá o risco de acidentes com os metais pesados.
Continua depois da publicidade
A compra de baterias falsificadas também pode se transformar em um risco para sua saúde e para o meio ambiente, com aumento de chances de acontecerem acidentes no momento de uso. Para identificar estes produtos, basta notar se estão fora da embalagem, se apresentam defeitos na etiqueta, possuem erros de digitação e, principalmente, se estão com preços abaixo da média de mercado.
Segundo o Instituto Akatu, outra recomendação importante é que o consumidor busque uma assistência técnica autorizada quando notar algum problema com a bateria. Consertar qualquer produto é sempre uma boa medida, pois economiza recursos naturais e a energia que seria gasta no processo de reciclagem. Além disso, a reutilização evita a geração de lixo quando se joga o produto fora.