7 milhões de brasileiros usam internet wi-fi da vizinhança

Os internautas da classe média são os que mais compartilham a internet

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pelo Data Popular revelou que 7,1 milhões de brasileiros navegam pela internet por banda larga liberada pelos vizinhos. A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas de 100 cidades do País, em todos os estados, incluindo o Distrito Federal.

Os internautas da classe média mais fazem uso de sinal fornecido por algum vizinho, com indicador de 10%. Nas classes baixa e alta, os percentuais são de 4% para cada um.

O presidente do Data Popular, Renato Meirelles, explica que a prática de compartilhamento de sinal de internet é mais comum em casos de pacotes de assinatura com velocidades mais elevadas, por isso a proporção de internautas de classe baixa seja menor que o percentual verificado na classe média.

Continua depois da publicidade

“Enquanto a classe baixa possui uma internet de menor capacidade de navegação, a classe média tem, em geral, um sinal de conexão com velocidades altas, permitindo a sua distribuição entre vizinhos, sem a perda da qualidade”, acrescenta.

O estudo afirma ainda que outra explicação para uma maior presença do uso de Wi-Fi comunitário na classe média são as relações mais próximas com os vizinhos. “Identificamos em nossas pesquisas qualitativas vínculos sociais mais estreitos na classe média. Nesse caso em específico, uma pessoa faz a assinatura de internet banda larga, rateando a conta entre dois ou três vizinhos”, Meirelles.

Região
Na análise por região, o Sudeste aparece em primeiro lugar no compartilhamento de informações. Em seguida estão o Norte (7%), Nordeste (6%) Sul (5%) e Centro-Oeste (5%).