5 fatos que você não conhece sobre o Big Mac

Este ano marca o aniversário de 50 anos da criação do lanche

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Criado 1967 pelo dono de uma franquia do McDonald’s, o norte-americano Jim Delligatti, o Big Mac entrou oficialmente nos cardápios da rede em 1968. Em novembro do ano passado, com 98 anos, Delligatti morreu.

O sanduíche mais vendido da rede de fast food, considerado o mais conhecido do mundo, serve até mesmo de parâmetro para pesquisa sazonal sobre preços e poder de compra para a The Economist – o chamado “Índice Big Mac”. Confira 5 curiosidades e particularidades pouco divulgadas sobre o lanche:

1.     O Big Mac é o único item disponível em toda a rede. Ele possui o mesmo nome em todo o mundo, exceto pela versão indiana, que, feita com hambúrguer de frango, chama-se Chicken Maharaja Mac.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

2.     Um Big Mac leva 50 segundos para ficar pronto. Entre 2 a 3 pessoas participam do processo de preparo, venda e entrega de um sanduíche.

3.     É o item do cardápio da rede mais vendido no Brasil. Em 25 anos, todos os Big Mac consumidos no Brasil enfileirados corresponderiam a 57.000 quilômetros. Isso equivale a uma volta e meia ao redor da Terra.

4.     O jingle “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles em um pão com gergelim” foi lançado nos EUA em 1974, mas só começou a ser veiculado no Brasil em 1983.

Continua depois da publicidade

5.     A alface americana, conhecida nos EUA como “iceberg”, começou a ser produzida no Brasil por causa do Big Mac. Outros tipos de verdura não combinaram com o sanduíche, e a rede deu início à plantação do gênero para atender à demanda.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney