31 planos de saúde têm vendas suspensas nesta sexta-feira

As operadoras só poderão voltar a vender esses planos para novos contratantes se comprovarem melhoria no atendimento

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou a suspensão temporária, a partir desta sexta-feira (8), da comercialização de 31 planos de saúde de 12 operadoras em função de reclamações relacionadas a cobertura assistencial. 

Cerca de 115,9 mil beneficiários ficam protegidos, ou seja, eles continuam a ter assistência regular a que têm direito, mas as operadoras só poderão voltar a vender esses planos para novos contratantes se comprovarem melhoria no atendimento. Veja aqui a lista de planos de saúde com comercialização suspensa.

O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento avalia as operadoras a partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais da ANS. Nesse ciclo, foram consideradas as demandas (como negativas de cobertura e demora no atendimento) recebidas no 1º trimestre de 2018.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paralelamente à suspensão, neste ciclo, houve a reativação de 33 planos de 16 operadoras. A partir do dia 8, portanto, esses produtos poderão ser comercializados novamente. Veja aqui a lista de operadoras com planos totalmente reativados e aqui os planos parcialmente reativados. 

Reclamações
Entre janeiro e março de 2018, a ANS recebeu 15.655 reclamações de natureza assistencial através de seus canais de atendimento. Dessas, 13.999 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento.

No período, 97% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), garantindo resposta ao problema desses consumidores com agilidade.

Continua depois da publicidade

Não quer contar com a sorte para virar um milionário? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos