10 tendências cruciais dos consumidores para o mercado em 2013

Empresas precisam ir além do discursos e passar a incentivar o consumidor a participar de campanhas sociais
Sacolas de compras

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SÃO PAULO – Os consumidores possuem diversas expectativas e desejos que são atendidos pela indústria. Em um mercado concorrido, se destaca o varejista que atender melhor a essas necessidades dos consumidores. Confira quais são as tendências dos consumidores para os próximos 12 meses levantadas pela consultoria Trendwatching.

1- Participação: os consumidores gostam de financiar e promover produtos e serviços. Tanto que no ano passado, foram investidos US$ 2,8 bilhões em plataformas de crowdfunding (financiamentos coletivos). Além disso, estão mais suscetíveis a marcas mais abertas, simpáticas, confiáveis e transparentes.

2- Emergentes: Esses mercados se preparam para um avanço de produtos e serviços de emergentes para emergentes. A tendência é de que em 2013 o PIB (Produto Interno Bruto) dos países em desenvolvimento ultrapasse os mercados avançados.

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3- Tecnologia: os consumidores irão acessar cada vez mais seus dispositivos móveis para maximizar cada momento. Durante o ano haverá uma “explosão” de produtos e serviços voltados para este grupo de consumidores.

4- Sustentabilidade: a preocupação com atividades sustentáveis irá gerar “eco tendências” com produtos que poderão ser plantados ou cultivados.

5- Apps saudáveis: em 2012 a busca por aplicativos voltados para a saúde foi alta, com mais de 13 mil aplicativos sobre o assunto da App store da Apple. Porém, para 2013 os consumidores se voltarão para apps com informações precisas e seguras sobre medicamentos e tratamentos.

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6- Nacionalismo: os mercados emergentes não irão exportar somente produtos e serviços, como também vão exibir seus patrimônios nacionais e culturais, que se tornarão fonte de orgulho para os consumidores.

7- Dados: se antes os consumidores se preocupavam em como as empresas iriam utilizar suas informações pessoais, agora os mesmos irão buscar tirar o máximo de proveito, virando-se para as empresas que utilizarem as informações para melhorar a qualidade de vida do consumidor.

8- Fabricação local: o público mais preocupado com a sustentabilidade irá dar mais atenção para os produtos manufaturados.

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9- Transparência: os consumidores estarão mais exigentes com as empresas, que precisarão ir além das declarações sobre valores e cultura.

10- Marcas: as marcas precisarão ir além de serem sustentáveis e responsáveis socialmente, também irão precisar incentivar os seus clientes a participarem das campanhas.

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