Stop Loss: o amigo desagradável (mas fundamental) no day trade

Se você não tinha conhecimento do que era um stop e a importância dele, espero que esse artigo te ajude a montar uma estratégia a partir de agora, e que as perdas comecem a ser controladas.
Por  Pamela Semezzato
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Uma das coisas que me deu segurança ao começar a operar foi saber quanto poderia perder em uma operação. Então, antes de comprar ou vender qualquer ativo, já sabia quanto estava colocando em risco e, obviamente, quanto gostaria de retorno naquela operação.

Até então, achava que todo mundo sabia o que era o Stop Loss. Porém, depois que comecei a fazer análise de ações na sala ao vivo, percebi que a maioria das pessoas não sabem ou não ouviram falar dessa possibilidade de cortar as perdas. Inclusive, conheço algumas pessoas que só descobriram depois do pânico que aconteceu no mercado no início da pandemia.

Neste artigo, resolvi falar um pouco sobre esse amigo desagradável que é o Stop Loss. Independente se sua estratégia é de longo, médio ou curto prazo, existe um nível de preço que revela que a estratégia está saindo fora do previsto e deve ser interrompida.

O Stop é, literalmente, um PARE para suas operações; uma segurança para que você não corra o risco de perder mais do que o planejado ou, até mesmo, todo seu capital em operações.

“Ah Pam, mas se cair muito é só não vender que não vou ter prejuízo”. Concordo, mas te garanto que você vai evitar muita angústia e insônia se souber qual a expectativa com as suas operações e, principalmente, com seu dinheiro.

Para o Day Trade, é a principal maneira de proteger o capital e conseguir controlar o quanto está disposto a perder. Como falei no começo, ele é o nosso amigo – desagradável, porque ninguém gosta de perder – que não deixa perder mais do que podemos.

Stop técnico

Existem alguns tipos de stops que podem ser utilizados com a análise de gráficos. O Stop Técnico é o mais utilizado.

Como o nome já diz, esse é o stop que deve ser colocado em um ponto do gráfico em que a análise que você tinha feito vai deixar de fazer sentido e, talvez, comece a te mostrar uma possível reversão.

Então, em uma figura gráfica, padrão de candles ou reversão da tendência, os setups que são os gatilhos para entrar em uma operação. Sempre terá um ponto no gráfico, em que, a partir do rompimento daquele ponto, nossa análise já perdeu o sentido. É nesse ponto em que colocamos o stop técnico.

Por exemplo: em uma tendência de alta, temos topos e fundos ascendentes, uma das maneiras de percebermos que a tendência está mudando com o rompimento de um fundo anterior:

Neste exemplo, independentemente de onde você tenha feito sua compra, a partir do momento em que a MGLU3 perdeu o fundo de 21,00, caracterizou a mudança da tendência de alta.

Podemos ver que, logo após o rompimento dos 21,00, o ativo acelerou o movimento de baixa e chegou a cair mais de 80% – pode até ser que ela volte um dia para os 21,00 mas, desde agosto de 2021, você estaria “casado” com o papel – e torcendo para que ele suba de novo.

Se você não tinha conhecimento do que era um stop e a importância dele, espero que esse artigo te ajude a montar uma estratégia a partir de agora, e que as perdas comecem a ser controladas.

Perdeu dinheiro? Faz parte, é melhor do que aguentar comprando sem saber o quanto vai cair ou o que fazer em situações de pânico. E sem saber como encerrar sua operação.

Pamela Semezzato Formada em administração e com certificações internacionais na área em Brisbane, Austrália, a profissional atua no segmento financeiro e como trader desde 2010. Em 2018, começou a operar com o objetivo de realizar um trabalho educacional direcionado aos traders e analisar as melhores oportunidades do mercado – vale lembrar que graças a sua expertise e conhecimento, ela opera com saldo positivo na Bolsa de Valores há mais de dois anos. Além de analista, Pam, como é mais conhecida no mercado, também é influencer e possui o canal no YouTube “Pam Semezzato"” (com mais de 100 mil seguidores somando sua conta no Instagram - @pamsemezzato), com transmissão ao vivo, onde realiza operações de curto prazo de day trade em futuros e swing trade em ações. Antes de ingressar na Clear, era analista da Rico.

Compartilhe

Mais de A vida dos traders

Homem segura o rosto com as mãos, cabisbaixo, diante do computador com gráficos de ações
A vida dos traders

Ansiedade no trading

Trader, desenvolva a capacidade de confrontar as emoções com a realidade da tela, questionando o perigo nas situações que estão te dando medo e ansiedade. Treinando isso, você irá ensinar seu cérebro a ser mais racional e menos reativo
dolar digital
A vida dos traders

Entenda o Dólar futuro

No dólar futuro, você poderá negociar com a compra e venda de contratos disponibilizados na Bolsa, onde você negociará na data de hoje, por exemplo, o preço do dólar no futuro