Quando terei consistência no day trade?

O que realmente fez diferença para a consistência chegar para mim: eu passei a ver meus erros, acompanhar as métricas e buscar formas de melhorar os pontos mais importantes, um de cada vez.
Por  Ariane Campolim -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Se você está lendo este artigo, é porque deseja saber a resposta para a pergunta do título. Você, que começou no day trade e já está há algum tempo nessa caminhada, sabe que não é fácil chegar na consistência. E, mais difícil do que chegar, é mantê-la ao longo dos meses e anos.

Muitas pessoas acham que a chave vira, logo a consistência vem e, dessa forma, você nunca mais terá problemas. Bom, não é bem assim. Se você ainda não leu meu artigo sobre a virada de chave no day trade, ainda dá tempo.

Ao longo dos últimos artigos, fui contando para vocês o passo a passo de como conhecemos o mercado. Convido você a ler essa série de artigos desde o começo para que você acompanhe minhas dicas e lições de cada fase, até chegar a ser uma trader profissional.

No último artigo, falei sobre a fase de ganhos e, depois, perder tudo no day trade. Hoje, quero falar sobre a fase em que você não está mais perdendo, mas que ainda não consegue ter ganhos. Bem-vindo à fase “0 X 0”.

No longo caminho desde que começou no mercado, você descobriu muitas coisas. Já fez algum curso de day trade e mesmo assim perdeu tudo. Se você ainda quer continuar e insistir, deve estar na fase em que fica se perguntando: o que, afinal, tenho que fazer para chegar na consistência e ter ganhos?

Diferente da fase inicial, em que não tem conhecimento algum sobre o que ainda não sabe, nessa fase você já estudou e se dedicou – mas parece que ainda está perdido e, pior, sem ver resultados.

Você revisa o material do curso que comprou, pratica, ganha e depois perde. Quando parece que os ganhos vão vir, um dia (ou alguns dias) leva todo o lucro que você conseguiu. Você ganha em um mês e depois perde, e o tempo vai passando. Você olha as redes sociais, todos parecem ganhar e você fica frustrado pensando: quando será a minha vez?

Um dos grandes equívocos das pessoas é não acompanhar seus resultados, não fazer o diário de trade. Não é apenas um dia, você terá que fazer isso todos os dias, enquanto for um trader. Na vida, a forma que acompanhamos o nosso progresso é por meio da medição e avaliação de onde estão as nossas falhas.

Vejo muitas pessoas comprando cursos, revendo desesperadamente vídeos, pedindo dicas de livros. Mas, vou contar o que realmente fez diferença para a consistência chegar para mim: eu passei a ver meus erros, acompanhar as métricas e buscar formas de melhorar os pontos mais importantes, um de cada vez.

Um exemplo: no começo, não esperava a entrada ficar clara para apertar o botão. Apressada, não avaliava direito se era uma boa entrada ou não.

Após tabelar e avaliar meses de trade, sempre terminava cada mês com uma lista imensa de “erros” que repetia nas minhas operações e sabotavam meus resultados. A entrada muito apressada era apenas um deles. Chegou uma hora em que percebi que já sabia a teoria, mas falhava na execução.

A verdade é que, para melhorar, a gente tem que olhar para o que a gente faz. Mais do que isso: nenhum livro ou vídeo vai te dizer como melhorar seus erros e encontrar soluções. Saber olhar para seus trades e decidir caminhos de como melhorar faz parte do processo. Ninguém me disse que parar, se eu tomar dois stops seguidos, iria melhorar meu trade e controlar minhas perdas.

Então, se realmente quer saber como ser consistente, digo: olhe para seus trades. O que falta é você buscar, vendo vídeos ou lendo livros. Na verdade, está no que você não quer avaliar, seus próprios trades. Você nunca vai ser um trader perfeito – a perfeição não existe! Até hoje eu tenho uma lista de pontos de melhoria. Sempre vamos buscar melhorar em tudo que fazemos e isso faz com que os resultados se mantenham bons e você consiga manter a consistência.

Ariane Campolim Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper

Compartilhe

Mais de Tudo Clear: a vida dos traders

Tudo Clear: a vida dos traders

Como encontrar um método para operar Day Trade?

Se você chegou agora, quero informar que venho escrevendo uma série de artigos e compartilhando passo a passo de cada etapa da minha jornada até viver como trader. Comecei falando sobre como conhecemos o mundo dos investimentos, como e por que você precisa abrir conta em uma corretora e a importância de uma plataforma.Neste artigo, […]