Por que o noticiário não deve influenciar na operação do day trade

Adquira conhecimento, escolha seu perfil de investimento e aprenda o que é necessário para investir naquela modalidade
Por  Ariane Campolim -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Neste artigo, vou contar o motivo de não precisar ser economista e nem ler notícias para ser um day trader.

Quem é day trader, é chamado de um especulador do mercado financeiro – muitas vezes não sendo reconhecido como investidor. Na minha opinião, ser day trader é sim ser um investidor. Afinal, a definição de investidor nos diz que são pessoas que colocam seu dinheiro em busca de rentabilizar e obter mais dinheiro dado um tempo. A diferença é que, para os day traders, esse tempo é mais rápido, podendo ser segundos, minutos ou até mesmo algumas horas.

Para investir, muitas pessoas acham que é necessário entender de economia e ser bom matemático. Vamos concordar que toda vez que vemos um economista falando termos complicados, percentuais e todo o jargão, realmente faz tudo parecer difícil.

Acho que nunca podemos ser totalmente leigos em um assunto, mas também não precisamos ficar acompanhando cada notícia e tentar entender como isso vai afetar o mercado.

É claro que as notícias influenciam. Mas querer analisar a fundo e saber se o mercado vai subir ou cair e assim começar o dia certo do que vai acontecer é a maior cilada.

Por mais estudos que realizamos, a verdade é que na hora de apertar o botão viramos especuladores até mesmo no longo prazo, no sentido de que nunca sabemos o que realmente vai acontecer.

De repente, pode surgir alguma notícia e mudar o rumo de tudo. Não importa se você é day trader ou investe no longo prazo.

A grande diferença é que as notícias repercutem mais rápido no day trade, muitas vezes tendo resposta imediata quando estamos na operação.
Nessas horas, temos que estar com nossa gestão de risco em dia e, claro, o stop posicionado. É isso que nos salva e controla nosso risco, além da maneira pela qual nos protegemos tendo perdas controladas.

As perguntas que mais recebo são: “Você acorda antes do mercado abrir e faz alguma preparação? Lê notícias? Avalia como as Bolsas lá fora abriram e como isso vai ajudar a fazer as operações?”

A verdade é que eu acordo 15 minutos antes de o mercado abrir, faço um café e já vou operar. Meu operacional não depende de notícias.

Cá entre nós, não entendo muito como operar notícia também, visto que minha formação é em Física. Não entendo quase nada de economia e, para mim, cada sigla que vejo um economista falando ainda parece uma sopa de letrinhas.

A maioria da população não tem conhecimento básico sobre economia. É claro que temos que buscar conhecimento para evoluir, especialmente se você quer fazer seu dinheiro render. Mas, você não precisa saber tudo para investir e fazer isso bem.

O que vejo que fez diferença para mim foi descobrir o meu perfil de investimento e focar em aprender bem apenas o day trade, no caso. Depois, acabei conhecendo pessoas – já conseguia conversar sobre investimentos. Com isso, fui aprendendo mais sobre os termos e o que parecia complicado foi ficando fácil. Assim, fui entendendo sobre as notícias e como isso impacta a economia. Mas, na minha opinião, isso tem pouca influência no meu operacional – e não é relevante para que eu entre em um trade.

Pode ser que alguns day traders usem um estudo das notícias para sua tomada de decisão, mas a grande maioria que conheço usa análise gráfica e indicadores para tomar suas decisões. É claro que ficamos atentos às notícias e a possíveis mudanças no mercado. Mas, a utilização do gráfico é o mais importante para que um trader tome sua decisão e consiga ganhar dinheiro.

As notícias podem até ser um auxílio, mas desconheço como operar usando essas informações. Se eu consigo ganhar dinheiro no day trade sem ler notícias e não sendo economista, você também pode!

Neste artigo, espero ter compartilhado como as notícias não afetam a minha tomada de decisão. No entanto, notícias são sim importantes e relevantes. Afinal, ninguém precisa ser um alienado e, quanto mais conhecimento, mais você consegue multiplicar seu capital.

Mas se você tem medo de investir por conta das notícias e porque acha que precisa entender tudo que o economista fala nas entrevistas, isso não é necessário. Apenas comece!

Adquira conhecimento, escolha seu perfil de investimento e aprenda o que é necessário para investir naquela modalidade.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Ariane Campolim Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper

Compartilhe

Mais de Tudo Clear: a vida dos traders

Tudo Clear: a vida dos traders

Como encontrar um método para operar Day Trade?

Se você chegou agora, quero informar que venho escrevendo uma série de artigos e compartilhando passo a passo de cada etapa da minha jornada até viver como trader. Comecei falando sobre como conhecemos o mundo dos investimentos, como e por que você precisa abrir conta em uma corretora e a importância de uma plataforma.Neste artigo, […]