Opinião: Trader, já fez seu planejamento para 2023?

“Errar em planejar é se planejar para errar”
Por  Charlles Nader
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Muitas vezes que tenho oportunidade de estar com traders o assunto discutido é como o mercado se comportou naquele dia. É estimulante compartilhar as conquistas e os resultados, bem como é confortante dividir as angústias.

No entanto, é muito comum que as discussões permeiem um período de curto ou curtíssimo prazo. Discutimos o dia, a semana, o mês. Pouco se tem clareza do ano que passou e do que esperar para o próximo. O caminho vai se construindo a cada dia, sem um planejamento consistente.

Segundo o dicionário “Aurélio”, “planejamento” é o ato ou efeito de planejar. É o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim.

Por muitas vezes, nessa construção de visão limitada, sem considerar o longo prazo, ao final, o muro cai.

Existe um ditado que diz: “errar ao se planejar é se planejar para errar”. Imagine então não planejar, trabalhar no escuro, não ter um direcionador, um objetivo, uma meta, enfim. Imagine! Até parece absurdo. Mas é mais comum no mundo trader não ter planejamento do que ter.

Entendendo a importância de nos prepararmos para o próximo ano, vou compartilhar com vocês como oriento meus alunos e operadores que me acompanham a fazerem um planejamento que contribua para seus resultados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira etapa é o balanço: como foi 2022?

Você focou em seus objetivos?

Você atingiu suas metas?

Conseguiu realizar o que tinha proposto?

Se a resposta for “sim”, parabéns. Vamos avaliar e redefinir os objetivos e as metas, potencializar as suas forças, identificar as oportunidades e seguir com um bom acompanhamento de tudo que você está propenso a cumprir em 2023.

Se sua resposta às perguntas foi “não”, vamos fazer uma reflexão do motivo de não ter conseguido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gosto de utilizar o “FCA – Fato, Causa e Ação”. Por exemplo:

Qual o fato? O fato é que não atingi as metas.

Qual a causa(s)? A causa é que não sei ler os gráficos, não fiz acompanhamento, fui ganancioso….

Qual a ação? Estudar análise técnica, ter uma planilha de acompanhamento etc.

Essa é a primeira etapa: o diagnóstico. Concentre-se em identificar a causa. Tenho amigos médicos que dizem: “o mais difícil para a cura é o diagnóstico”. Depois que você identifica corretamente a doença, o tratamento fica mais fácil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é diferente para nós traders. Primeiro vamos identificar as causas de não termos conseguido os resultados esperados, com clareza e objetividade. Depois, vamos ao tratamento. No caso do planejamento, vamos à definição das ações.

Depois de ter feito essa reflexão apoiada no FCA, gosto de fazer a análise do SWOT, também conhecida como FOFA.

Tanto o FCA como a FOFA são ferramentas utilizadas por gestores para elaboração do planejamento. Tenho comigo que cada trader precisa se enxergar como empresa para construir dentro de si a estrutura que precisa para ter consistência.

Voltando a FOFA, defina suas F-Forças, F-Fraquezas, O-Oportunidades e A- Ameaças.

Saber que forças e fraquezas são quesitos internos, que estão 100% sob sua gestão e possibilidades de potencializar, melhorar ou transformar, e que as oportunidades e ameaças são situações externas que, tendo clareza, vai te auxiliar nas definições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A próxima etapa é definir seus objetivos e metas. Gosto de separar por entender que o objetivo é um norteador macro e as metas podem ser diárias, semanais, mensais ou anuais.

No nosso caso, o objetivo é, principalmente, ganhar dinheiro. Mas, se você é iniciante, seu objetivo pode ser aprender a investir ou melhorar seu relacionamento com o mercado.

Considere a análise que você fez anteriormente para definir as metas. Não defina metas impossíveis, mas também não defina metas fáceis – toda meta deve ser desafiadora.

Por fim, defina todas as ações, com prazos, e as acompanhe com frequência.

Minha última dica é: avalie seu planejamento mensalmente e realize as adequações necessárias, desde que sejam para melhor. Não se boicote, tirando ações ou prolongando demais os prazos. Seja firme e cumpra com o compromisso que você fez com você mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mais, conte comigo. Estou diariamente na sala de pregão ao vivo à disposição para discutirmos melhor sobre o presente e o futuro.

Charlles Nader É operador, analista CNPI da Clear Corretora e professor em operações de bolsa de valores com mais de 14 anos de experiência e conta com mais de 20 mil horas de análise de gráficos durante o pregão. Pioneiro em Trade ao Vivo comanda sua roda de pregão a 11 anos todos os dias ao vivo. Formado em Gestão Financeira com MBA em Broker Gobal, teve uma trajetória de vida profissional calcada de muito empreendedorismo e coragem, até descobrir que o segredo estava em rentabilizar o dinheiro. Especialista em análise gráfica, fundou o grupo “ACREDITA OPERADOR”, atualmente um lema utilizado plenamente no mercado como incentivo a todos que querem mudar de vida e acreditam que é possível e do “Charlles Nader/Sharks Investment Shcool”, canal no yotube de compartilhamento de conhecimento. O qual hoje se tornou uma das maiores rodas de pregão ao vivo do Brasil com milhares de pessoas que já passaram por ela. Atualmente compões a equipe de analistas da Clear Corretora, grupo XP Investimentos.

Compartilhe

Mais de A vida dos traders