Opinião: O tempo precisoso do trader bem-sucedido

O controle emocional tem grande impacto no resultado das negociações. Mas, mesmo isso sendo consenso entre negociadores, poucos dedicam tempo de qualidade a este pilar

Danuza Machado

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Parece claro que os pilares para o sucesso no mercado financeiro são: controle emocional, estratégia de negociação e gerenciamento de risco.

Mas, se você perguntar a qualquer negociador qual desses aspectos tem maior peso para alguém se tornar um trader bem-sucedido, a grande maioria apontaria para o controle emocional.

Existe a crença de que 80% do sucesso no mercado financeiro está no controle emocional. Se esse número é exato ou não, pouco importa. O que vale é que o controle emocional tem grande impacto no resultado das negociações.

Continua depois da publicidade

Mas, mesmo isso sendo consenso entre negociadores, poucos dedicam tempo de qualidade a este pilar.

Em quase dez anos como trader-psicóloga especialista em treinamento para negociadores, conto dois traders que procuraram treinamento e acompanhamento psicológico, preventivamente, querendo performar melhor em suas negociações. Todos os demais chegam querendo tratar e curar ferimentos e dores, muitos com o patrimônio totalmente comprometido, infelizmente.

Possuímos vieses internos que nos levam a fazer exatamente o que não gostaríamos de fazer no mercado financeiro. Essa é uma das inúmeras causas de descontrole no mercado.

Continua depois da publicidade

Para ser um trader bem-sucedido, se faz indispensável o comprometimento e dedicação (tempo) para identificar tais vieses, o que só é possível desenvolvendo o autoconhecimento, a base para alcançar o autocontrole.

Dados apontam que a maior parte do tempo de um negociador é dedicada ao encontro ou aperfeiçoamento da estratégia de negociação ideal, geralmente, percebida como um verdadeiro tesouro escondido. Em um segundo momento, dedica-se um pouco menos de tempo ao planejamento de um gerenciamento de risco. Por fim, pouco ou quase nada de tempo é destinado ao autocontrole.

Uma das maneiras de identificar o nível de atenção dado ao que tem maior peso para as negociações – as emoções – é se questionar o quão bem consegue, diariamente, manter o autocontrole nas negociações, seguindo o que planejou. Faça também uma autoanálise diária e, caso não tenha cumprido o plano inicial, questione-se por que não o fez.

Continua depois da publicidade

Certamente, sem estratégia de negociação não há como tirar dinheiro do mercado. Ela é extremamente importante, é nossa vara de pescar. O gerenciamento de risco dirá quanto podemos correr de risco para obter um dado retorno, além de mostrar qual é a parte pertencida naquele processo de negociação.

Mas a finalidade das estratégias e técnicas de negociação e do gerenciamento emocional é determinar objetivos e a maneira como se entra e sai de uma posição.

No entanto, os resultados nos trades está diretamente relacionado ao quanto de tempo e energia se gasta trabalhando em si mesmo.

Autor avatar
Danuza Machado

Psicóloga há 25 anos e trader há quase 10 anos. Já trabalhou como Oficial Psicóloga nas Forças Armadas no Controle Emocional para Pilotos do Exército Brasileiro, também como facilitadora no processo de Desenvolvimento de Comportamentos Empreendedores para Empresários no SEBRAE-SP