Opinião – Até Newton entregou a chuteira!

O que o fracasso de uma das maiores mentes de todos os tempos na Bolsa pode nos ensinar sobre o mercado financeiro atual
Por  Charlles Nader -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

“Eu posso prever o movimento dos astros, mas não consigo entender as loucuras dos homens”, disse o físico Isaac Newton, após perder uma fortuna com a especulação da companhia público-privada britânica, Companhia dos Mares do Sul, que detinha os direitos exclusivos de comercialização de artigos com a América do Sul.

Já ouvimos várias histórias de pessoas que perderam fortunas na Bolsa de Valores. Mas o que torna essa história singular é o fato de que Isaac Newton foi o gênio que definiu as leis da gravidade e era reconhecido como um dos principais cientistas da época, além de ser chefe da Casa da Moeda britânica.

Em fevereiro de1720, Newton comprou ações da Companhia dos Mares do Sul e as vendeu em maio por quase o dobro do que pagou. Um excelente lucro! No entanto, envolvido, como muitos, em uma campanha de marketing agressiva, liderada pelo governo que queria trocar a dívida por ações da empresa, voltou a investir nas ações. Sem esquecer aqui da ganância!

Infelizmente, para o gênio da Física, em alguns meses o preço da ação passou de 1.000 para 100 libras. A desvalorização provocou estragos no capital de muitos investidores, inclusive na fortuna de Newton.

Essa história tem muitos detalhes e vale a pena ler mais sobre o ocorrido. No entanto o que quero chamar a atenção aqui é que ela nos ajuda a ficar atentos em muitos sinais no nosso mercado atual.

Em primeiro lugar: sucesso passado não garante sucesso futuro. Além disso, notícias podem ser construídas e influenciam o mercado. Portanto, não invista pelo boato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto: a ganância sem planejamento é um passo para o fracasso. E por fim: qualquer um pode perder dinheiro na Bolsa de Valores da mesma forma que ganhar.

Lidar com o Mercado Financeiro não é fácil para ninguém. É preciso saber lidar com risco e equilibrar lucro e prejuízo. Para isso, existem maneiras mais efetivas de escolher os seus investimentos, apesar de o mercado ser influenciado por muitas situações.

É importante saber que algumas situações que influenciam o mercado se repetem, se tornando padrões claramente percebidos e que devem ser considerados pelos investidores.

Alguns deles já foram estudados e comprovadas e são conhecidos como Anomalias do Mercado. Também existem aqueles que são aprendidos de forma empírica, com tempo de operação e análise do comportamento do mercado.

Existem muitos estudos sobre as Anomalias do Mercado, entre eles aqueles sobre o efeito do calendário nas operações. Também existe um aprendizado empírico sobre o efeito do horário, do dia de fechamento de contrato, dos mercados etc.

As anomalias de calendário são caracterizadas quando ocorrem diferenças nos retornos médios em determinados períodos, como o “efeito segunda-feira” e o “efeito virada de mês”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No “efeito segunda-feira”, observa-se a diferença estatisticamente significativa abaixo da média dos retornos do Ibovespa das segundas-feiras em relação aos outros dias.

Já o “efeito virada de mês” consiste na observação da ocorrência de retornos maiores no último e nos quatro primeiros dias do mês.

Quanto ao horário, eu, que convivo com isso há mais de 15 anos e tenho 25 mil horas de pregão ao vivo, posso dizer que o comportamento do mercado varia de acordo com a hora. Mas não existe melhor horário para operar. Existem sim características nos horários que devem ser consideradas e aliadas ao perfil de cada investidor.

Eu considero, no meu dia a dia, alguns padrões:

– Período da manhã, 9h as 12h: após a abertura do mercado existe um maior volume, maior volatilidade
– Período da tarde, 12h as 15h: mercado mais lento, menos volume, pouca volatilidade
– Período da tarde, 15h as 17h: mercado aumenta o volume e melhora as tendências gráficas de alta ou baixa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto aos mercados, o Dow Jones é um dos influenciadores do mercado brasileiro. Esse índice representa os valores avaliados de 30 grandes empresas americanas que têm negócios na Bolsa de Valores de Nova York.

É muito comum a abertura do Dow Jones gerar aumento de volatilidade, pela expectativa do mercado para ver se haverá um efeito contágio, ou seja, se o mercado brasileiro vai seguir a tendência indicada pelo Dow Jones.

Outra situação que mexe com o mercado são os vencimentos. Nos dias de vencimento de contrato, normalmente o contrato antigo perde liquidez e o novo ganha liquidez. Essa característica é um indicador para se operar com novos contratos.

Em se tratando de commodities, em períodos de alta do índice, ocorre o crescimento do Ibovespa – e vice-versa.

Existem vários padrões e eles podem mudar. Mas se você estiver atento, estudando e acompanhando o mercado, vai saber identificar, se adaptar e mudar a forma de investir, potencializando suas chances de sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saber reconhecer o mercado, respeitá-lo e ter um comportamento compatível com os cenários é uma boa escolha pera alcançar bons resultados.

Acredita, Operador!

Charlles Nader É operador, analista CNPI da Clear Corretora e professor em operações de bolsa de valores com mais de 14 anos de experiência e conta com mais de 20 mil horas de análise de gráficos durante o pregão. Pioneiro em Trade ao Vivo comanda sua roda de pregão a 11 anos todos os dias ao vivo. Formado em Gestão Financeira com MBA em Broker Gobal, teve uma trajetória de vida profissional calcada de muito empreendedorismo e coragem, até descobrir que o segredo estava em rentabilizar o dinheiro. Especialista em análise gráfica, fundou o grupo “ACREDITA OPERADOR”, atualmente um lema utilizado plenamente no mercado como incentivo a todos que querem mudar de vida e acreditam que é possível e do “Charlles Nader/Sharks Investment Shcool”, canal no yotube de compartilhamento de conhecimento. O qual hoje se tornou uma das maiores rodas de pregão ao vivo do Brasil com milhares de pessoas que já passaram por ela. Atualmente compões a equipe de analistas da Clear Corretora, grupo XP Investimentos.

Compartilhe

Mais de A vida dos traders