Opinião: O que traders e investidores de sucesso têm em comum?

Estabelecer um comportamento-alvo a ser atingido é a maior preocupação dos traders e investidores de sucesso
Por  Danuza Machado -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O mercado financeiro é cativante e atraente. No entanto, ele exige uma ciência administrada por poucos, principalmente quando falamos em trade e day trade, atividade que se popularizou durante o período mais restritivo da pandemia.

À primeira vista, as negociações no mercado financeiro parecem menos ameaçadoras do que se supunha. Esta percepção pode motivar um sentimento de autoconfiança excessiva, viés causador de atitudes que geram perdas descontroladas no mercado.

Num segundo momento, entende-se que as negociações não são para amadores e tampouco que a experiência no mercado é construída como a de outras profissões: proatividade, persistência, determinação, liderança e muito conhecimento técnico. Isso tudo, por si só, não basta e não gera dinheiro. Sabe-se que é preciso algo mais…. mas, o que é? O que os traders e investidores de sucesso têm em comum?

Autogerenciamento! Sim, dentre tantas outras características que o podem descrever, autogerenciamento é a habilidade que o negociador tem (ou terá que desenvolver) de gerenciar seus pensamentos, emoções e percepções em prol do trading.

Sendo assim, aqueles que conseguem evoluir ao terceiro estágio lutam para desenvolver o autogerenciamento identificando o comportamento-alvo a ser mudado (ou fortalecido) e estabelecendo uma meta comportamental a ser atingida. Entendem que é preciso treiná-la bem, muito bem, com suficiente frequência, duração e força.

Alguns aprendizados não têm atalhos, muitos deles serão consumados na individualidade e solidão do PC. No entanto, eles poderão ser menos dolorosos se o trader se valer de informações sérias e fundamentadas. A psicologia pode ajudar o negociador porque está fundamentada em estudos que provam que uma pessoa poderá atingir seu alvo comportamental se tiver alto grau de autoeficácia e a crença de que pode ser bem-sucedido(a).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, o tão sedutor mercado financeiro não dispõe de muitos manuais de ajuda aos iniciantes. Mas saiba que estabelecer um comportamento-alvo a ser atingido é a maior preocupação dos traders e investidores de sucesso. Eles não evidenciam o ganho financeiro porque sabem que, ao atingir o comportamento-alvo, o dinheiro será consequência.

Danuza Machado Psicóloga há 25 anos e trader há quase 10 anos. Já trabalhou como Oficial Psicóloga nas Forças Armadas no Controle Emocional para Pilotos do Exército Brasileiro, também como facilitadora no processo de Desenvolvimento de Comportamentos Empreendedores para Empresários no SEBRAE-SP

Compartilhe

Mais de A vida dos traders