O que fazer quando tudo dá errado no Day Trade?

O desafio é entender que, como trader, você vai passar por momentos ruins e isso vai impactar nos seus resultados. É preciso aprender a estar de pé e enxergar o mercado com clareza, mesmo quando nossos sentimentos interferem

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre
trader operador brooker bolsa ações mercados crash baixa down circuit breaker
(Getty Images)

Ser um trader não é fácil, isso todos sabem. É bastante complicado equilibrar a vida pessoal e profissional, pois sempre será um desafio. O day trade é uma profissão que exige um emocional blindado. Acredite, com os contratempos da vida e os desafios que ela nos coloca, não é uma tarefa fácil.

Quando falam sobre day trade, as pessoas acham que é o emprego dos sonhos. Parece fácil, que você não terá que trabalhar e tudo será simples. A verdade é: você terá que trabalhar por cada centavo. Muitas vezes, no começo, você irá trabalhar o mês todo e ainda sairá no prejuízo. Entretanto, as contas não querem saber e você terá que lidar com isso.

Ao ouvir que você precisa se tornar um trader consistente, tenha muito cuidado. O trader nunca é consistente, ele está, pois é um estado em que, a qualquer momento, tudo pode mudar. Esses instantes de vulnerabilidade pessoal podem colocar tudo a perder.

A parte mais difícil é lidar com as emoções e como nos sentimos diante disso. Manter a cabeça com foco e concentração quando temos um problema em nossas vidas não é uma tarefa simples. Esse fator impacta muito no trade, que em um único dia tudo você pode perder o que levou meses para conseguir.

O desafio é entender que, como trader, você vai passar por esses momentos e isso vai impactar nos seus resultados. É preciso aprender a estar de pé e enxergar o mercado com clareza, mesmo quando nossos sentimentos interferem. Por isso, sempre digo: se você não amar ser trader, e esperar apenas pelo dinheiro, nesses momentos de vulnerabilidade emocional tudo será perdido.

Muitas vezes, esses sentimentos de tristeza e falta de capacidade não são gerados por situações da vida, mas pelo próprio trade e pela falta de resultados. É difícil aceitar que nos empenhamos e que o resultado não chega. Na era do imediatismo, não estamos acostumados a entender que o dinheiro vai demorar a aparecer. Isso pode nos causar tristeza, vergonha dos nossos resultados e das pessoas que estão acreditando que logo seremos um trade e iremos melhorar a vida.

O trade, sem dúvida, é uma das profissões que mais vai testar seus limites emocionais e vai fazer você criar um profundo conhecimento de si mesmo.

Você irá se sentir sozinho, em alguns momentos, sem saber o que fazer, e vai se desesperar quando os resultados não aparecerem. Terá que aprender, mesmo quando tudo está desabando, continuar em frente, estudar e trabalhar por seus resultados. Você terá que se apaixonar por melhorar todos os dias, buscar conhecimento cada vez mais. Todos os dias o mercado vem para ensinar.

Nunca existirá um dia em que a chave vai virar e você apenas terá ganhos – isso é uma cega ilusão. Tudo que você não der atenção e cuidado, não floresce. Por isso, você sempre terá que avaliar os seus trades e buscar melhorar seus resultados.

No meio do caminho, após começar a viver de mercado, o que posso dizer é: manter o estado de consistência não é fácil. No início, a falta de resultados vai fazer você se sentir péssimo e questionar se o trade realmente funciona. Correr atrás, perder dinheiro, ser cobrado pela família e por você mesmo são situações que poderão acontecer. Depois de conseguir, você sempre cobrará mais e verá que, em momentos difíceis, será um desafio sentar-se em frente aos gráficos e tomar decisões assertivas.

Gostaria de deixar dicas que utilizo na minha vida para lidar com meu emocional nesses momentos de dificuldade, sendo elas:

1. Sinta suas emoções

Muitas pessoas irão dizer para deixar seu emocional fora do trade, e isso é verdade. Mas, se você guardar tudo uma hora irá explodir. Crie atividades e momentos para se permitir sentir suas emoções, isso vai ajudar para que os sentimentos não interferiram no momento do trade. Somos humanos e precisamos sentir, mas crie um momento para isso. Dessa forma, você pode focar com mais atenção e sem o misto de emoções atrapalhando.

2. Crie um momento para organizar seus pensamentos

Outro problema no trade é: a mente inquieta não para de pensar. Eu tenho o hábito de organizar tudo em cadernos e listas, tento tirar tudo da cabeça e pensar no que devo pensar no momento certo. Não adianta estar preocupada com o compromisso da noite e estar fazendo trade pela manhã. Foque no que você está fazendo naquele momento.

3. Busque automotivação

Nos piores momentos, em que você começa a perder, é complicado. Infelizmente, as pessoas preferem julgar e reclamar ao invés de te incentivar. Entenda que você terá que encontrar uma forma de se motivar e sem a ajuda de ninguém. Coloque suas ações em direção aos seus objetivos. Se você realmente gostar de ser trader, vai encontrar motivação mesmo quando tudo parece perdido.

Ariane Campolim

Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper