Fechar Ads

O primeiro passo para ser trader é aprender a diminuir as perdas

Um dos aprendizados mais importantes é e vem sendo repetido não apenas por quem faz day trade, mas por grandes investidores: não perder dinheiro
Por  Ariane Campolim -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Acredito que muitas pessoas pensam que o primeiro passo para se tornar um trader é ganhar dinheiro. Não, não se preocupe com isso agora. O primeiro passo é diminuir as perdas.

É normal que o trader tenha algumas perdas, mas elas não podem ser significativas. Sua missão é tornar elas menores e aceitáveis ao seu gerenciamento. Não é ganhar dinheiro.

O primeiro passo para ser um trader e viver de mercado, como muitas pessoas querem, não é aprender a ganhar dinheiro. Não se preocupe, o dinheiro virá com o tempo, mas aqui está uma palavra muito importante: tempo.

O que muitos não entendem é que o maior inimigo do trader são as perdas. Infelizmente, isso faz parte da jornada e todos precisamos aprender a lidar com isso.

Quando falo em perdas, não estou me referindo a stop, mas aos imensos prejuízos financeiros que o iniciante enfrenta por não aceitar ter um dia ruim e não respeitar o seu gerenciamento de risco. Essas perdas representam um risco ao patrimônio.

Se um trader não aprende acabar com essas imensas perdas, não importa quantos meses fecha no positivo, quando vier um dia difícil, ele sempre acabará devolvendo tudo que conquistou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, vale sempre lembrar: você não é consistente, você está consistente e só vai continuar assim se você seguir as regras que estabeleceu de técnica e gerenciamento de risco.

Quando você começa a ter suas perdas dentro de um gerenciamento de risco, você começa a produzir lucro. Porém, os primeiros resultados não serão expressivos e nem farão você viver de day trade. E são em momentos de falta de paciência que algumas pessoas cometem erros e voltam a ter perdas e dias de fúria.

Durante a jornada, algumas pessoas ficam frustradas diante das perdas, buscam outras técnicas e cursos. Porém, precisam investir em um gerenciamento de risco para evoluírem. Se o trade passar por essa fase e conseguir extinguir esses prejuízos, vislumbrará ganhos. Depois, com o tempo, verá os lucros irem aumentando de forma gradativa.

Toda a técnica e conhecimento sobre como operar no day trader precisa estar atrelada a estratégia de gerenciamento de risco e controle de perdas.

É claro que a maioria vem para o day trade com planos de ganhar dinheiro, mas você não vai não terá um retorno de forma rápida e fácil. Preciso dizer ainda que não existe uma fórmula mágica.

Você terá que trabalhar por seus resultados sempre!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas um dos aprendizados mais importantes é e vem sendo repetido não apenas por quem faz day trade, mas por grandes investidores que é: não perder dinheiro.

De fato, o pensamento de sempre proteger o seu patrimônio e cortar as perdas é o que fará com que você tenha lucros. Seu foco e atenção desde o início até a fase mais gloriosa deve ser em não perder, não só em ganhar dinheiro. Lembre-se disso!

Ariane Campolim É influencer e produtora de conteúdo da XP

Compartilhe

Mais de A vida dos traders