O mercado financeiro é um mundo de oportunidades – você sabe qual é a melhor para você?

Não adianta apenas colocar o dinheiro em algum investimento. É preciso ir além: ter planejamento, metas, estratégia, objetivos e, principalmente, entender qual é o seu perfil
Por  Charlles Nader -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Costumo dizer que o mercado financeiro tem oportunidades para todos os perfis de investidores: o conservador, o arrojado, o conhecedor e o iniciante.

Independente do perfil, o investidor deve saber qual é o seu lugar no mercado e conseguir escolher as melhores oportunidades.

Para isso, primeiro vamos, resumidamente, listar o que o mercado nos oferece, sem entrar nas ramificações que cada tipo de investimento pode ter:

Renda fixa

– Poupança
– Emissão Bancária
– CDB (Certificado de Depósito Bancário)
– LCI (Letras de Câmbio Imobiliário)
– LCA (Letras de Câmbio Agrícola)
– Crédito Privado
– Debêntures
– CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
– CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)
– LF (Letras Financeiras)
– Tesouro Direto e ou Títulos Públicos

Renda variável

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– Mercado à vista (ações/mais de 300, atualmente)
– Mercado futuro (minicontratos de dólar e índice, entre outros)
– Dividendos, taxas, aluguel
– Carteiras de Ações
– Fundos de Investimentos
– Derivativos
– Operações estruturadas
– FII (Fundos Investimentos Imobiliários)
– Clubes de Investimentos
– Oferta Pública – IPO
– Commodites (café, boi, soja, milho, etc.)
– Entre outros…

Essa gama de investimento me remete a um livro chamado “Os Axiomas de Zurique”, de Max Gunter, em que o autor descreve, em 28 axiomas, as estratégias dos banqueiros suíços.

Um dos axiomas diz:

“Resista à tentação das diversificações: você não vai ficar rico colocando um pouquinho em cada um, tem que ter foco, conhecer no que está investindo, ter estratégia. É muito mais fácil cuidar de poucos cestos do que de muitos. Quando a raposa aparecer querendo roubar seus ovos, você poderá cuidar deles sem ter que correr em círculos”.

Vocês devem estar se perguntando: “mas não é bom diversificar?”. Sim, é bom diversificar, mas em quantidades possíveis de cuidar.

Percebam que a questão é que não adianta simplesmente colocar o dinheiro em algum investimento. É preciso ir além, ter planejamento, metas, estratégia, objetivos e, principalmente, entender qual é o seu perfil financeiro e emocional para operar no mercado. A missão do operador de mercado é equilibrar lucro e prejuízo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gosto de iniciar trazendo algumas características que entendo que são melhores para certos perfis de investidores.

Se você tem um capital maior, é conservador ou moderado e quer rentabilizar seu capital, seu perfil está mais inclinado para operações de swing trade.

Agora, se você tiver pouco capital ou quer investir uma pequena parte dele, é arrojado, tem tempo para operar e quer ganhar dinheiro, seu perfil se enquadra mais em operações de day trade.

E sempre você poderá fazer os dois, desde que defina capitais específicos para cada um. Capitais que não agridam seu patrimônio e sim façam o dinheiro trabalhar para você.

Uma dica: a partir de R$ 16 mil, leve seu dinheiro para o longo prazo. Se quiser operar no day trade, não ultrapasse desse valor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Operações de day trade são mais arriscadas. Maior o risco, maior o lucro, menor o risco, menor o lucro. No entanto, o longo prazo pode fazer muita diferença ao final.

Por fim, remeto a mais um Axioma que gosto muito: “Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar; quando chegar lá, caia fora.

Charlles Nader É operador, analista CNPI da Clear Corretora e professor em operações de bolsa de valores com mais de 14 anos de experiência e conta com mais de 20 mil horas de análise de gráficos durante o pregão. Pioneiro em Trade ao Vivo comanda sua roda de pregão a 11 anos todos os dias ao vivo. Formado em Gestão Financeira com MBA em Broker Gobal, teve uma trajetória de vida profissional calcada de muito empreendedorismo e coragem, até descobrir que o segredo estava em rentabilizar o dinheiro. Especialista em análise gráfica, fundou o grupo “ACREDITA OPERADOR”, atualmente um lema utilizado plenamente no mercado como incentivo a todos que querem mudar de vida e acreditam que é possível e do “Charlles Nader/Sharks Investment Shcool”, canal no yotube de compartilhamento de conhecimento. O qual hoje se tornou uma das maiores rodas de pregão ao vivo do Brasil com milhares de pessoas que já passaram por ela. Atualmente compões a equipe de analistas da Clear Corretora, grupo XP Investimentos.

Compartilhe

Mais de A vida dos traders