Não consigo ganhar dinheiro no day trade: devo desistir?

Para ver os resultados, é preciso passar por uma fase de estudos, falhas, erros e perdas

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Muitas pessoas dizem que o day trade não dá dinheiro. Começam e, após as primeiras perdas, dizem que essa modalidade não gera ganhos. Estudos mostram que apenas 5% dos que tentam conseguem viver de day trade. Mas por que não eu desisti do day trade, mesmo quando tudo estava dando errado?

Neste artigo, quero compartilhar por que me especializei no day trade e não desisti, além de motivá-los para que vocês também não parem. Pois, mesmo quando tudo deu errado, continuei até conseguir a consistência que tentamos conservar para sempre ganhar dinheiro no mercado financeiro.

Se você começou a ler esse texto, provavelmente a pergunta que vem à sua mente – e que você quer uma resposta – é: “realmente é possível viver de day trade?”

Se você já iniciou nesse caminho, provavelmente teve dificuldades. Em algum momento, você já se questionou se o day trade dá certo, não é?

O problema é persistir quando vemos tudo dando errado ou quando perdemos cada dia mais dinheiro. Sei que todos aqui, assim como eu, estudam bastante e fazem cursos. Inclusive, existem momentos em que parece que nada sai do lugar, que não conseguimos ganhar dinheiro. É nesse momento que a dúvida toma conta. Começamos a nos questionar se realmente é possível ganhar dinheiro como day trader.

Vou ser direta e dizer que sim: é possível ganhar dinheiro como day trader. Mas, para isso, você terá que ter muitos aprendizados para passar por essa fase na qual parece que você planta e nunca consegue colher os resultados. O ponto é: mesmo com muita vontade, nem todos vão conseguir passar por essa fase. Aliás, muitos vão desistir e outros não conseguirão ter os aprendizados necessários para chegar à fase da consistência.

Assim como vocês, eu também já passei por esse período de me questionar se deveria continuar ou não. Chegou um momento em que eu tinha investido muito dinheiro em livros e cursos, além de realizar as operações e acabar perdendo dinheiro. Eu também me deparei com ocasiões em que o dinheiro estava acabando e não via mais sentido em continuar a investir em algo que não estava me trazendo retorno.

A cada dia eu via meu dinheiro desaparecendo da minha conta, gastava todos os dias e horas estudando, e não estava dando certo. Acho que essa é a época mais sombria na vida de um trader. Então, foi nesse momento em que tracei um plano de estudos e resolvi colocar um limite e investir em um último curso. Estava com o pensamento de que se desse certo, ótimo. Caso contrário, eu iria desistir. Até porque é muito ruim continuar insistindo em algo que não vemos retorno. Inclusive, se não desse certo, eu não teria mais dinheiro, nem de onde tirar recursos para continuar no day trade.

Sempre tive um ditado para mim que tudo que faço na vida tem que me gerar algo de positivo. Se não, esse não seria o caminho. O day trade não estava conseguindo me trazer ganhos, estava acabando com meu dinheiro e o tempo de vida que eu empenhava para aprender, sem gerar resultados, não estava sendo positivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A verdade é que hoje, vivendo de day trade, lembro de vários conselhos que ouvia sobre como é necessário guardar dinheiro antes, se planejar e colocar na corretora um dinheiro que você pode perder.

Infelizmente, não seguimos os conselhos. É igual quando ouvimos nossa mãe dizer: não encosta que você vai se queimar. Mas, mesmo assim, em algum momento da vida nós encostamos e nos queimamos. Tem coisas que só a vivência irá trazer o conhecimento e com o day trade foi assim para mim.

O que não me fez desistir foi quando investi no meu último curso e comecei a ver os primeiros resultados, que não eram somente resultados financeiros, mas sim sobre ter consciência das minhas ações, olhando para os gráficos.

Mesmo errando, comecei a entender meus erros e também os acertos. Tive a felicidade de ter um mentor que dizia: não desista, eu vou te ajudar a chegar lá. Mas, ao mesmo tempo, é difícil acreditar até que a gente comece a ver os resultados.

Contudo, para ver os resultados é preciso passar por essa fase de estudos, falhas, erros e perdas. Acho que não apenas para o day trade, mas as pessoas que têm sucesso, em qualquer ramo, passam por esses momentos em que tudo parece dar errado, mas que ao mesmo tempo proporcionam um grande aprendizado.

Ariane Campolim

Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper