Cuidado com a volatilidade do mercado financeiro
Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
Ou o mercado financeiro está subindo ou ele está caindo. E seu primeiro pensamento é comprar ou vender. Mas saiba que, às vezes, não executar uma operação é a melhor escolha que você pode fazer. De fato, a decisão de não negociar é um componente crucial para conquistar consistência operacional.
Vou tentar explicar de uma maneira mais objetiva: em um jogo de futebol, as chances de um jogador fazer um gol estando presente dentro da grande área são maiores do que fora dela. Ou seja, você aguarda o melhor momento para dar o chute o mais próximo possível do gol, aumentando assim suas chances. Se as chances são maiores dentro da área, por que arriscar de fora dela? Então, é melhor tocar a bola até que isso aconteça.
Com essa analogia do mundo dos esportes, vemos por que “não fazer nada” além de tocar a bola é uma estratégia tão importante no mundo das negociações.
Um dos maiores vilões de quem está iniciando no day trade são os mercados voláteis que, na maioria das vezes, devem ser administrados com um maior capital de risco, stop loss maior aceitável, assim como o lucro também.
Mas esse entendimento acaba passando despercebido para o iniciante, que começa com um capital menor do que é recomendável e é colocado em risco pela falta de conhecimento e orientação prévia.
Na negociação de mercado existem enormes incentivos para tomar decisões corretas. Eles podem ser simples ou complexos, dependendo da estratégia de negociação que você deseja seguir.
Após a crise financeira de 2008, uma das maiores da história, a economia da informação moderna lança constantemente gigabytes de dados, persuadindo o receptor dessa informação, fazendo ele reagir e negociar.
Temos dezenas de influências em nosso mercado diariamente, principalmente em época de pré e pós eleição, em que pequenas mudanças podem não ser vistas com bons olhos pelo mercado, deixando os investidores menores a mercê de grandes movimentos do preço.
Portanto, se você insiste em seguir “múltiplas estratégias de negociação”, algumas indicarão venda e outras compra. Então, no final do dia, o trader fica confuso e exausto, sem saber exatamente o que fez.
A ciência comportamental usa o termo “viés de ação” para explicar tal comportamento. Esse viés é a tendência de escolher a ação em vez da inação em circunstâncias incertas, não importa o quão imprudente isso possa ser. É o desejo de agir, apesar do fato de que uma análise objetiva da ação passada possa provar repetidamente que a ação não produziu resultados desejados.
No futebol, por exemplo, a bola leva aproximadamente 0,2 segundos para chegar ao gol na cobrança de um pênalti, não deixando tempo para o goleiro ver claramente a direção em que a bola está indo. Ele tem que decidir se vai pular para um dos lados ou ficar no meio – isso ao mesmo tempo em que o jogador que irá chutar escolhe para onde direcionar a bola. Cerca de 80% dos pênaltis resultam em um gol, o que enfatiza a importância que um pênalti tem para determinar o resultado de um jogo.
Acredite ou não, a melhor estratégia para o goleiro seguir é ficar no centro do gol. No entanto, isso quase não acontece, todos pulam para um dos lados. Em suma, os goleiros escolhem a ação (saltar para um dos lados) em vez da inação (ficar no centro do gol). Se o goleiro ficar no centro do gol e um gol for marcado, parece que ele não fez nada para parar a bola. O goleiro claramente sente menos arrependimento e risco para sua carreira se ele pular para qualquer lado, mesmo que isso possa resultar em um gol marcado.
Assim como o goleiro, o trader profissional também se sente tentado a negociar todas as oportunidades que aparecem no mercado. Na maioria dos casos, o evento no qual está querendo abrir uma operação já aconteceu – ou simplesmente não se desenrola como o esperado.
Apesar do trader saber que realizar toda e qualquer operação, principalmente em um mercado com alta volatilidade, é errado, o viés de ação sempre acaba tomando conta. A ação sempre parece triunfar a inação.
Então, da próxima vez que se sentir com vontade de clicar comprando ou vendendo no mercado, lembre-se que: ficar sentado e não fazer nada pode ser uma opção melhor.
You must be logged in to post a comment.